Vale à pena ter um coprodutor?

coprodutor

O mercado digital não para de crescer e atrair profissionais das mais diversas áreas a produzirem conteúdo nas redes sociais e monetizar seus conhecimentos através de infoprodutos.

Mas, para alguns profissionais existe uma barreira de entrada: a falta de domínio sobre as técnicas para produzir e vender um infoproduto.

Para auxiliar esses profissionais que tem conhecimento aprofundado sobre algum assunto, mas pouca habilidade para o digital, existem os coprodutores.

A coprodução ainda é uma relação um tanto desconhecida, sobretudo para quem está entrando no mercado agora, por isso preparamos este artigo para te ajudar a entender como funciona um processo de coprodução e se vale à pena pra você.

 

Qual é o trabalho de um coprodutor?

Um coprodutor pode desempenhar diversas funções dentro de um negócio digital. Ele pode ser um copywriter, um gestor de tráfego, um estrategista digital, um designer, um videomaker, enfim, o trabalho do coprodutor é suportar você nas áreas do seu negócio em que você não tenha a habilidade necessária.

Suponhamos que você é um professor de inglês e quer criar um curso online sobre o assunto, mas embora você tenha domínio sobre o ensino da língua, não entende de marketing digital, não sabe editar os vídeos para o curso ou tem dificuldade para vender online. Você vai precisar de suporte nessas áreas, certo?

Neste caso, o coprodutor vai trabalhar com você justamente nessas áreas que você tem dificuldade te dando o suporte necessário para você focar naquilo que você domina.

Na maioria dos casos o coprodutor trabalha nos bastidores criando estratégias, cuidando da parte técnica (criação de sites, landing pages, copys, anúncios) e orientando o produtor digital. A coprodução é muito comum nos lançamentos digitais e na criação de infoprodutos.

 

Quanto eu preciso pagar a um coprodutor?

Normalmente o coprodutor trabalha com um valor variável. Ou seja, ele fica com um percentual do lucro das vendas do produto que ele está te ajudando a criar e/ou vender.

É importante dizer que esse percentual é negociado entre você (expert) e o coprodutor, não existe um valor fixo para isso. Na hora de negociar, leve em consideração o quão importante é a tarefa que o coprodutor vai desempenhar no seu negócio.

 

Quando optar pela coprodução?

Você já deve estar pensando se precisa ou não de um coprodutor, não é? Bem, essa é uma decisão que precisa ser tomada estrategicamente, afinal, embora possa ser muito benéfico, não é obrigatório ter um coprodutor, depende do que você quer fazer.

Você precisa analisar quais as habilidades necessárias para a criação e venda do seu infoproduto e levar em consideração algumas coisas como por exemplo:

  • Quais dessas habilidades eu já tenho?
  • É possível aprender rápido as habilidades necessárias para realizar as tarefas envolvidas na criação e venda do meu infoproduto?

Dependendo do produto que você quer criar, algumas vezes, pode ser mais vantajoso contratar um prestador de serviços para realizar uma tarefa específica do que abrir mão de uma parte do lucro das suas vendas para pagar um coprodutor.

Claro que, existem vantagens em trabalhar com um coprodutor que tornam essa prática muito atrativa, principalmente para quem está começando no mercado digital.

 

Foco no que você domina

Uma grande vantagem é que se você é o expert, pode concentrar seu tempo e energia na criação de conteúdo e relacionamento com sua audiência. Enquanto toda a parte técnica envolvida na criação e venda do seu infoproduto é cuidada pelo coprodutor.

Operação com menos riscos

Se você tem ao seu lado alguém que já conhece o mercado, que já conhece estratégias que funcionam no desenvolvimento e venda de infoprodutos, é natural que você tenha mais chances de criar um produto de sucesso.

Além disso, se você tem um coprodutor, ele também é responsável pelo sucesso do produto. Você divide o trabalho. São duas pessoas lutando pelo sucesso do seu produto.

Fluidez no processo

Com mais pessoas trabalhando no seu produto, é natural que as tarefas necessárias para a criação do infoproduto sejam feitas mais rápido. Assim você economiza tempo e até dinheiro pois não será necessário aprender novas habilidades para que o processo caminhe.

Ganho de experiência

Trabalhando lado a lado com outros profissionais você verá como cada profissional atua na prática, aprenderá os processos de cada etapa da criação e venda de infoprodutos e como funciona a operação de um negócio digital.

 

Como funciona a coprodução nas plataformas de infoprodutos?

Ter um coprodutor é semelhante a ter um sócio, só que focado em um produto. É uma relação de ganha-ganha, onde vocês dividem o trabalho e os resultados de um produto específico.

Por isso é importante que você tenha um contrato de associação para que os direitos e responsabilidades de cada parte fiquem claros e assegurados.

Trazendo para a realidade das plataformas de infoprodutos, como Hotmart e Eduzz por exemplo, você pode cadastrar seu(s) coprodutor(es) na plataforma e a divisão de lucros é feita de forma automática e cada um recebe sua fatia dos lucros de forma segura.

 

Emissão de Notas Fiscais

Como a plataforma faz a divisão automaticamente, assim que o cliente faz o pagamento, é importante lembrar que cada um deve emitir a Nota Fiscal para o cliente, referente à porcentagem recebida.

 

Faça seus negócios com segurança

As plataformas de infoprodutos fazem a divisão dos ganhos, mas não fazem a sua contabilidade. Você precisa se atentar à segurança jurídica do seu negócio, mas também aos aspectos tributários! Somente desta forma você vai evitar problemas com o fisco, que no geral estão relacionados ao pagamento de impostos (ou à falta de pagamento deles).

Se você pretende empreender como infoprodutor, precisa abrir uma empresa o quanto antes, isso vai dar todas as possibilidades de crescimento seguro para seu negócio.

Você vai poder emitir notas fiscais de forma automatizada na plataforma, vai pagar menos impostos do que como pessoa física, vai poder maximizar seus ganhos de forma legal, enfim, terá a tranquilidade necessária para produzir seus infoprodutos e ganhar dinheiro com segurança.

Se você quiser saber tudo sobre contabilidade para infoprodutores e coprodutores, clique aqui para ler nosso artigo sobre o assunto.

A Acountech é especialista no mercado digital e no atendimento de produtores, coprodutores e afiliados. Nós podemos te ajudar a abrir sua empresa ou regularizá-la para que você não tenha nenhuma preocupação com a parte fiscal do seu negócio.

 

Compartilhe

Picture of Acountech
Acountech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 14 =

Entre para o nosso canal do Telegram

Clique no botão abaixo e acompanhe nossos conteúdos no Telegram

Artigos recentes

atendimento

Preencha o formulário e seja atendido agora por um especialista

AO CLICAR EM “IR PARA O WHATSAPP” VOCÊ CONCORDA COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA ACOUNTECH.

Copy link
Powered by Social Snap