Novo CNAE para Gestor de Tráfego em 2023

Novo CNAE para Gestor de Tréfego

Assim como já aconteceu com as profissões de afiliado, social media e agência de lançamento, agora também foi definido o CNAE para Gestor de Tráfego, mostrando que a Receita Federal está cada vez mais atenta ao mercado digital.

Essa mudança aconteceu no dia 06/09/2023 quando houve uma atualização no CNAE 6319-4/00 (portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet) e foi incluída a atividade de “gestão de medição de tráfego digital na internet”, ou seja, a atividade dos gestores de trafego.

Essa atualização recente fez surgirem algumas dúvidas sobre a atividade de gestão de tráfego, por isso preparamos este artigo para você que foi pego de surpresa e agora precisa regularizar a sua empresa ou que quer abrir sua empresa como gestor de tráfego.

Leia nosso artigo e entenda o que muda para o gestor de tráfego, como essa atualização afeta a tributação da sua empresa e como manter seu negócio regularizado!

 

Novo CNAE para Gestor de Tráfego: o que muda na prática?

Antes dessa definição, haviam discussões sobre qual o CNAE correto para gestor de tráfego. Isso fazia com que gestores de tráfego abrissem suas empresas com CNAEs principais relacionados a atividades como agências de publicidade ou marketing direto.

Na Acountech, nós sempre utilizamos uma composição de CNAEs que envolviam as diversas atividades que um gestor de tráfego desenvolve, assim, sempre asseguramos a regularidade das atividades dos nossos clientes, inclusive agora, pois nossa composição já abrangia o CNAE 6319-4/00.

Agora, você que é gestor de tráfego, precisa atualizar o seu contrato colocando o 6319-4/00 como CNAE principal e acrescentar os demais como secundários.

Nós ainda fazemos e recomendamos que você faça uma composição que abrange outras atividades do mercado digital também. Dessa forma se você for prestar outros serviços relacionados a gestão de tráfego, você já tem o CNAE correspondente, evitando assim gastos com alteração contratual.

 

Gestor de Tráfego ainda pode ser MEI?

Não. Após essa definição o gestor de tráfego não pode mais ser MEI. Neste caso, você precisa migrar sua empresa de MEI para ME.

Caso a sua empresa já seja uma ME, mas sem o CNAE 6319-4/00, nosso conselho é que você faça uma alteração contratual acrescentando o novo CNAE.

 

Tributação para Gestor de Tráfego

Com essa mudança de MEI para ME, você pode continuar no Simples Nacional ou pode optar pelo Lucro Presumido. Ambos são regimes tributários válidos para gestores de tráfego.

Se você optar pelo Simples Nacional (o que na grande maioria dos casos é a melhor tributação para gestor), utilizando o novo CNAE você irá pagar inicialmente 6% de imposto para um faturamento médio de R$15 mil por mês (ou R$180 mil por ano).

Frisamos que esse é o cálculo inicial porque no Simples Nacional o seu imposto é proporcional ao seu faturamento, ou seja, quanto mais fatura maior será sua porcentagem de imposto.

Então se você já tinha uma empresa ME antes dessa mudança, o primeiro ponto é verificar se sua empresa tem essa atividade, caso não tenha precisa fazer uma alteração e acrescentá-la.

Outro ponto é que se você usava a atividade de marketing direto, por exemplo, a porcentagem do imposto continua a mesma. Neste caso, não haverá nenhuma mudança em relação ao seu imposto.

A outra tributação que você pode adotar é o Lucro Presumido, que é pouco utilizada para gestor de tráfego, porém também não sofreu alteração com relação à porcentagem, mesmo após essa mudança.

No Lucro Presumido, você irá pagar 11,33% mensalmente de impostos federais, mais o ISS (Imposto sobre Serviços) que varia de município para município, onde o mínimo é 2% e o máximo é 5%. Então seu imposto no lucro presumido vai ficar de 13,33 a 16,33%.

Nossos clientes que usam nossa sede virtual gratuita, por exemplo, pagam 3% de ISS, ficando com uma tributação de 14,33%.

Obviamente, é essencial que você faça uma análise minuciosa do seu negócio para definir qual o melhor regime para o seu negócio. E é claro que contar com uma contabilidade especializada nas atividades do mercado digital, é muito importante para evitar problemas.

 

Contabilidade Digital para Gestor de Tráfego

Essa mudança reflete o quanto o mercado digital é dinâmico e como a tendência é que cada vez mais atividades do digital sejam regulamentadas pela Receita Federal (e cada vez mais rápido!).

Para ter o seu negócio sempre estável, regularizado e livre de problemas, é importante ter uma contabilidade completa. Mas, também é essencial que essa contabilidade seja especializada no digital, que tem sua dinâmica própria que demanda sempre uma análise e interpretação atualizadas.

O seu negócio é digital, por que sua contabilidade não seria também?

Se você precisa abrir sua empresa, fazer a transição de MEI para ME ou regularizar seu CNPJ com esse novo CNAE, pode contar com nossa ajuda.

Somos uma empresa de contabilidade que já nasceu digital, com centenas de clientes por todo o Brasil. Nosso serviço é digital, consultivo e prático.

Na Acountech, oferecemos atendimento 100% humanizado pelo WhatsApp e por meio de reuniões online, com um onboarding individual com um especialista para você tirar todas as suas dúvidas.

Disponibilizamos vantagens como sede virtual gratuita e a Acountech Academy, a nossa área de conteúdos exclusivos para nossos clientes com vídeos que auxiliam na gestão do negócio além da contabilidade, além de parcerias com serviços como: Banco Cora, Notazz, Remessa Online e Conta Azul.

Se você procura uma contabilidade completa, um parceiro para cuidar da parte burocrática do seu negócio enquanto você se concentra em fazê-lo crescer, fale conosco! Será um prazer conhecer o seu negócio.

Compartilhe

Acountech
Acountech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 9 =

Entre para o nosso canal do Telegram

Clique no botão abaixo e acompanhe nossos conteúdos no Telegram

Artigos recentes

atendimento

Preencha o formulário e seja atendido agora por um especialista

AO CLICAR EM “IR PARA O WHATSAPP” VOCÊ CONCORDA COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA ACOUNTECH.

Copy link
Powered by Social Snap