Como ser um Produtor Digital nas plataformas digitais

produtor digital

O crescimento do mercado digital no Brasil é exponencial, e acompanhando esse crescimento a atividade de produtor digital vem ganhando cada vez mais destaque.

Vender conhecimento ou uma habilidade na internet tornou-se um negócio extremamente rentável. Através dos canais digitais, você pode alcançar centenas, até milhares de pessoas que podem se beneficiar do que você oferece para resolver problemas ou aprimorar habilidades.

Se você tem uma ideia de produto digital ou mesmo já tem um produto pronto e quer entender como pode entrar no mercado e ganhar dinheiro como produtor digital, fique conosco neste artigo, somos especialistas no mercado digital e o que vamos compartilhar com você é baseado em nossa expertise atendendo a diversos produtores digitais que são nossos clientes.

 

Como se tornar um produtor digital?

Para entender como se tornar um, é importante esclarecermos que o produtor digital é a pessoa que consegue “empacotar” um conhecimento ou habilidade num produto que pode ser entregue pela internet à sua audiência e clientes.

Assim chegamos à conclusão que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro na internet desde que possua uma habilidade ou conhecimento pelo qual haja um grupo de pessoas interessadas e que pagariam para aprender com você.

Para desenvolver o seu infoproduto, você pode usar o framework “P.H.D” que é baseado em “paixão, habilidade, dinheiro”. Ou seja, é questionar-se quais são as suas paixões, suas habilidades e como você pode criar intersecções entre elas para ganhar dinheiro. Veja o exemplo de um cozinheiro usando o framework:

  • Paixão: cozinhar, ensinar, atender pessoas, cozinha regional, programa masterchef;
  • Habilidade: fazer comida regional, criatividade
  • Dinheiro: criar e-books de receitas feitas no programa masterchef, criar cursos online de culinária regional, e-book de receitas regionais feitas com inserção de ingredientes da culinária mediterrânea.

As possibilidades são muitas e tudo vai depender da sua análise pessoal e claro, da análise do mercado em que você quer criar seus produtos digitais.

 

Habilidades que fazem a diferença para um produtor digital

A preocupação principal do produtor digital deve ser a qualidade do produto, sem dúvida. Mas, de nada adianta ter um ótimo produto se você não conseguir encontrar as pessoas que podem tirar o máximo proveito dele e se não conseguir distribuí-lo da melhor forma para essas pessoas, certo?

Por isso, se faz necessário que você desenvolva algumas habilidades complementares, sobretudo de marketing digital como copy, tráfego, marketing de conteúdo e técnicas de lançamentos digitais, por exemplo. Esse é o tipo de coisa que as plataformas não farão por você e que caso você não consiga desenvolver, vale à pena contratar profissionais que cuidem dessas partes pra você.

 

As plataformas de infoprodutos

Chegamos então à parte dessas fortes aliadas de todo produtor digital: as plataformas de infoprodutos. Estas plataformas são responsáveis por hospedarem os infoprodutos, processar as compras e fazer a entrega do infoproduto ao cliente, ficando com uma parte do valor pago e repassando para o produtor (e também para os coprodutores e afiliados, quando há) os valores restantes.

A grande vantagem das plataformas é que você não precisa criar um site para hospedar seu produto, não precisa se preocupar com a entrega do produto ao cliente, nem com a parte de recebimento dos pagamentos e não tem nenhuma despesa fixa com essa parte “logística”, você só paga à plataforma uma taxa a cada venda. Além disso, o processo de cadastro é muito simples e você em poucos minutos já pode hospedar seu produto digital para divulgá-lo na internet.

Plataformas como a Hotmart, Monetizze e Eduzz, hospedam os mais variados formatos de infoprodutos: desde cursos online, áudios até e-books, mas existem plataformas focadas em formatos específicos de infoprodutos como a Udemy que é voltada para cursos online.

Existem ainda plataformas como a Eduk, Domestika e Crehana que convidam produtores de cursos digitais mais “notados” para produzirem cursos que serão entregues diretamente aos seus assinantes e divulgados pela própria plataforma para sua base de audiência.

Um ponto importante em relação à parte financeira: as plataformas não fazem a contabilidade do seu negócio! Elas não se responsabilizam por emissão de notas fiscais para seus clientes ou qualquer outro aspecto tributário do seu negócio. Para isso você deve buscar apoio especializado de uma empresa de contabilidade.

Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre contabilidade para produtores digitais.

 

A importância do suporte para produtores digitais

Muitas pessoas poderiam ganhar dinheiro na internet por terem uma habilidade ou conhecimento específicos, mas esbarram em dificuldades nos demais aspectos de um negócio digital que já mencionamos acima. Se este é o seu caso, há solução!

Você não precisa dominar tudo para ter sucesso. Você pode contar com o suporte de coprodutores e/ou afiliados, que são pessoas que ajudam os produtores digitais a criarem seus produtos e pensar em estratégias digitais de venda e distribuição e claro, a vender.

Busque também uma empresa de contabilidade que seja especialista em negócios digitais – em especial atendendo infoprodutores – para te ajudar na abertura da sua empresa e administrar toda a parte burocrática financeira do seu negócio.

Com esse tipo de suporte, o infoprodutor tem muito mais liberdade para melhorar o conteúdo dos seus produtos e consegue ter uma entrega mais estruturada, mais interação com a sua audiência e menos preocupação com a parte técnica e burocrática do seu negócio.

 

Legalize seu negócio

Um fator determinante para o seu crescimento no mercado digital é a legalização do negócio. Pode parecer contra intuitivo, mas isso separa os iniciantes dos profissionais.

Primeiro porque se você mantém seu negócio como pessoa física, algumas plataformas irão limitar a movimentação da sua receita. Você só poderá “sacar” R$1.900,00 por mês das suas receitas. Para quem está começando ou criando infoprodutos apenas para complementar renda, pode parecer um valor razoável, mas na medida que seu negócio vai crescendo, isso é um “teto” muito baixo.

Você também não poderá emitir notas fiscais para seus clientes o que pode ser uma limitação para o seu negócio.

Em segundo lugar vem o imposto de renda, que é algo em que os produtores iniciantes não se ligam tanto, mas é de suma importância. Se você tem um faturamento razoável com infoprodutos e não tem CNPJ, provavelmente está perdendo dinheiro por pagar mais que o necessário no seu imposto.

 

Produtor digital pode ser MEI?

Essa é uma pergunta frequente e a resposta é sim, você pode começar como MEI. Se você quer optar por começar como MEI, escolha o CNAE 8599-6/04 (Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial).

Mas, existe um “limite” para o produtor digital que é MEI: o limite de faturamento. O MEI tem um limite de faturamento de R$81.000,00 por ano, ou R$6.750,00 por mês. Esse é um “teto baixo” para um negócio digital.

Se você quiser saber tudo sobre como abrir uma empresa como produtor digital, leia esse artigo aqui. Se o seu negócio é para cursos online, você vai encontrar tudo o que precisa neste artigo aqui.

Sem dúvida o mercado digital tende a crescer ainda mais, e com isso você terá ainda mais oportunidades de desenvolver seu trabalho como infoprodutor.

Para crescer de forma estruturada, não esqueça da importância de buscar suporte. Nós somos uma empresa de contabilidade especializada em negócios digitais e estamos prontos a te ajudar. Se você precisa dessa ajuda, se quer tirar dúvidas, entre em contato conosco, será um prazer falar com você!

 

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