Como abrir uma empresa de Cursos Online?

empresa de Cursos Online

Se você é ou quer ser um produtor digital, certamente já entendeu que uma das formas de empreender online e ser dono do seu próprio negócio é através da criação e venda de cursos online.

Não é necessário ser um professor “formado”, basta ter conhecimento suficiente sobre um tema que possa ser ensinado. Se você tem um conhecimento específico que pode ajudar outras pessoas, você também pode criar o seu próprio curso.

Muitas pessoas estão entrando no mercado digital por este caminho, explorando suas habilidades, porém muitas vezes por não terem experiência no campo do ensino ou mesmo do mercado digital acabam parando nas dúvidas e dificuldades.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te mostrar como você pode começar sua empresa de cursos online. Confira!

 

3 razões para vender cursos online

O mercado EAD vem crescendo exponencialmente no Brasil. Segundo dados do último Censo EAD (2016/2017), realizado pela ABED, existem no Brasil:

  • 561.667 alunos em cursos regulares a distância;
  • 217.175 em cursos regulamentados semi presenciais;
  • 1.675.131 em cursos livres não corporativos;
  • 1.280.914 em cursos livres corporativos.

Em 2005 o Brasil tinha 100 mil alunos na modalidade EAD. Esses números indicam que, nos últimos 10 anos, o número de alunos no ensino a distância cresceu 1000%.

Dito isso, fica fácil entender o motivo do franco crescimento do mercado aqui no Brasil, né? Alguns benefícios – tanto para o produtor quanto para quem compra os cursos – explicam o porquê desse aumento na procura por cursos online.

 

Flexibilidade

Os cursos online tornam o acesso à informação mais democrático. Enquanto num curso “off-line” tanto você quanto o aluno precisam estar num local, dia e horário fixos para estudar, no ambiente digital isso não é regra.

Não importa a localização geográfica da pessoa, não importa o horário em que ela possa estudar, seu conteúdo estará disponível para o aluno quando e onde ele quiser, basta que ele possa se conectar à internet.

 

Praticidade

Num curso online, você tem o trabalho de produção, gravação e edição apenas uma vez. Ou seja, você apresenta o conteúdo uma única vez e depois disso, o trabalho será todo concentrado nas vendas.

Você não vai precisar se preocupar com locação ou manutenção de um espaço físico onde ocorrerão as aulas, impressão de material, deslocamentos, etc.. Seu curso depois de pronto, estará disponível para ser visto 24 horas por dia, 7 dias por semana enquanto existir a internet.

 

Escalabilidade

Num ambiente físico, sua aula tem um limite de espectadores e isso acaba limitando suas vendas. Na internet, seu curso pode receber milhares de acessos simultâneos, você pode até mesmo vender seu curso sem um limite de vagas por turma ou com um limite muito maior do que “no offline”.

 

Como criar um curso online em 4 etapas

A internet está cheia de cursos online e cada dia surgem cursos novos. Por isso, você precisa criar seu curso online de forma estratégica se quiser se destacar nesse mar de informações.

Quanto mais qualidade você empregar no processo de criação do curso, ficará mais fácil de fazer as vendas e ter alunos satisfeitos que irão apresentá-lo para ouras pessoas. Se você tem uma habilidade ou conhecimento e quer monetizá-lo, concentre-se nos passos a seguir.

 

Planejamento

Antes de pensar nas vendas, você precisa ter clareza do tema, assuntos das aulas, nos formatos de cada conteúdo, dos objetivos (seus e do curso), proposta de valor do curso, formato, duração do curso e das aulas, enfim, nessa etapa você vai tirar tudo da cabeça, coloca no papel, analisar suas capacidades e o que será preciso para concretizar o curso. Essa é a base onde você vai colocar os próximos passos.

 

Definição do Público

É imprescindível que você tenha em mente quais as características de uma pessoa que tem o perfil ideal para o seu curso. Quem se interessa pelo assunto que você vai tratar? A quem você quer servir através deste curso? O que essas pessoas já sabem, o que gostariam de saber e o que você gostaria de passar para elas sobre o assunto?

Respondendo a essas perguntas, você terá um ótimo direcionamento para criar um curso online relevante.

 

Roteiro e Conteúdo do Curso

Aqui sim você vai “desenhar” o curso propriamente dito. Coloque todo o conhecimento que você quer transmitir numa “linha do tempo” definindo os módulos, os temas de cada aula e o conteúdo que será abordado em cada aula.

 

Distribuindo seu Curso na Internet (Hospedagem e Marketing)

Com seu curso gravado, é hora de hospedá-lo na internet e começar a divulgação. Hoje existem várias plataformas onde você pode hospedar seu curso.

Essas plataformas lhe oferecem por um baixo custo, a “estrutura” que você precisa para ter seu curso na internet como por exemplo: área de membros, comunicação por e-mail, dados dos alunos, gateway de pagamento para que seus alunos tenham várias opções para efetuar o pagamento de forma segura, serviço de integração com sua conta bancária para que você possa sacar seus ganhos com as vendas do curso e claro, um lugar para você colocar todo o material do seu curso (sejam vídeos, arquivos, imagens ou áudios).

A partir do momento que seu curso está “hospedado” na internet, você vai precisar divulgá-lo para alcançar as pessoas que podem se beneficiar dele.

Para isso você pode utilizar estratégias como o marketing de conteúdo, redes sociais, e-mails caso você tenha uma lista e até mesmo divulgar m grupos de Whatsapp com pessoas que tem o perfil do seu público. Pode também investir em estratégias de tráfego pago nas redes sociais e no Google.

 

Cresça seu negócio com segurança

Curso pronto, estratégia traçada, começam as vendas e você precisa entender que, mesmo que você hoje – ou no início – faça todas as atividades do seu negócio sozinho, para crescer seu negócio você precisa legaliza-lo abrindo uma empresa.

Trabalhar como pessoa física será um fator extremamente limitante para você. Você terá limite de saque de R$1.900,00 por mês dos seus lucros na plataforma onde está seu curso online, não vai conseguir emitir notas fiscais para seus clientes (o que torna seus recebimentos “ilegais”) e provavelmente vai pagar mais no imposto de renda. Se quiser se aprofundar nesse aspecto, escrevemos um texto com tudo o que você precisa saber sobre contabilidade para produtores digitais.

Ter uma empresa é fundamental nesse mercado. Por mais que as pessoas tenham “medo” da burocracia de abrir uma empresa, este é o caminho seguro. É possível ganhar muito dinheiro com a venda de cursos online, mas é necessário que você tenha segurança contábil, ou então você poderá ter sérios problemas com o fisco. A internet não é uma “terra de ninguém” e seu negócio digital perante a lei também tem suas obrigações.

 

As vantagens de abrir uma empresa

Nossa recomendação é que você abra sua empresa no regime do Simples Nacional, pois é um regime que permite mais previsibilidade no pagamento de impostos e maior rentabilidade em relação à pessoa física e ao MEI, sobretudo para quem está começando.

Além das vantagens acima, você poderá movimentar todo o seu saldo nas plataformas, emitir notas fiscais e abrir conta bancária de Pessoa Jurídica.

 

Emissão de Notas Fiscais

Quando uma pessoa compra seu curso online, você precisa emitir uma nota fiscal para ela. Quando você não emite a nota fiscal e não faz o recolhimento de impostos sobre as suas vendas, consciente ou inconscientemente você está incorrendo em crime fiscal.

Você precisa entender que as plataformas prestam a você o serviço de hospedagem, gateway de pagamento e transações financeiras do seu curso, mas elas não cuidam do seu negócio.

Se a Receita Federal solicitar informações à plataforma onde está seu curso, ela vai ceder essas informações e se você tiver alguma irregularidade, terá problemas com o fisco.

Uma coisa à qual você precisa se atentar na emissão de suas notas fiscais é que o valor da nota fiscal é sempre o valor total da venda. Mesmo que você tenha custo com comissão de afiliados, mesmo com a taxa que as plataforma cobra de você, a nota sempre vai ser no valor total da venda.

Isso quer dizer que, se seu curso custa R$147,00 você vai emitir a nota fiscal deste valor. Você não pode deduzir os custos de comissões e plataforma. É importante que esses gastos estejam no planejamento dos custos.

Além do benefício de poder emitir notas fiscais e assim manter seu negócio e seus rendimentos legalizados, com um CNPJ ativo, você conseguirá emitir as Notas Fiscais utilizando ferramentas de automação que se conectam com a plataforma onde você hospedou o curso e geram as notas automaticamente.

Imagine você conseguir fazer 100 vendas do seu curso online e ter que fazer a emissão de Notas Fiscais avulsas, de forma manual. Pior ainda se você fizer vendas em larga escala (que eu imagino que é o seu desejo), se torna inviável a emissão das notas e seus recebimentos caem na ilegalidade por não serem declarados.

 

Conta bancária de Pessoa Jurídica

É importante a abertura dessa conta para que você separe a sua receita pessoal da receita proveniente das vendas do seu curso online.

Você irá cadastrar o CNPJ da sua empresa na plataforma de venda do seu curso, assim as transferências de valores da plataforma serão para a sua empresa e esses valores serão tributados de acordo com o regime que você adotou para a sua empresa a partir disso é que será gerada a guia do imposto para o pagamento dos tributos.

Nós temos um artigo bastante completo sobre contas PJ em bancos digitais que você pode ler aqui. 

 

Apoio especializado para sua empresa

O primeiro passo que você deve dar para abrir sua empresa, é procurar por ajuda especializada. As empresas do Simples Nacional precisam ter uma contabilidade completa, por isso você vai precisar contratar uma empresa de contabilidade. Mas isso não deve ser considerado um mal necessário.

Nós da Acountech somos parceiros de diversos negócios digitais, inclusive produtores de cursos online. Nós cuidamos de toda a burocracia, desde a abertura da empresa até a legalização. Assim o empreendedor fica livre da burocracia e sem preocupação com a legalidade da sua empresa e suas receitas, esta parte fica toda por nossa conta.

Essas são só algumas das vantagens de ter o nosso acompanhamento na sua empresa. A Acountech é uma empresa que nasceu digital, para levar toda a praticidade desse novo mercado a você empreendedor.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre empresas de cursos online ou quer conhecer melhor nossos serviços, entre em contato! Será um prazer falar com você.

Compartilhe

Acountech
Acountech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =

Entre para o nosso canal do Telegram

Clique no botão abaixo e acompanhe nossos conteúdos no Telegram

Artigos recentes

atendimento

Preencha o formulário e seja atendido agora por um especialista

AO CLICAR EM “IR PARA O WHATSAPP” VOCÊ CONCORDA COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA ACOUNTECH.

Copy link
Powered by Social Snap