CNAE definido para copywriter

Se você é copywriter, provavelmente já está sabendo que a Receita Federal definiu um CNAE específico para a atividade de Copywriting, o 7490-1/01. Certo?

Neste artigo, abordaremos esta atualização no CNAE específico para copywriters, e como essa mudança afeta a regularização e tributação desta atividade no mercado digital.

Então, se você é um copywriter que busca entender as mudanças nas regulamentações tributárias e a importância de formalizar sua atividade, este artigo é essencial para você.

Vamos explicar de forma clara e objetiva tudo o que você precisa saber sobre o novo CNAE para copywriting e como isso afeta a sua atuação no mercado digital.

 

Por que o CNAE é importante?

 

O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), é o que identifica as atividades exercidas por uma empresa.  Ele é utilizado na abertura de empresas, emissão de Notas Fiscais e nas demais obrigações fiscais e tributárias.

Por isso, todas as atividades que a sua empresa executa, devem estar devidamente identificadas através dos CNAEs corretos perante os órgãos do governo. Só assim você terá 100% de segurança fiscal na sua empresa.

Já tem um tempo que a Receita está de olho nas atividades exercidas no Mercado Digital. Por isso já existem CNAEs definidos para outras atividades, antes mesmo da atividade de Copywriting.

Para o copywriter, o CNAE definido pela Receita é o 7490-1/01 Serviços de tradução, interpretação e similares, como você pode ver no site da CONCLA.

 

O que muda com o novo CNAE para copywriters?

 

Antes da definição do CNAE para copywriters, nós utilizávamos uma composição de CNAEs para que você pudesse atuar de forma 100% regularizada.

Agora isso não é mais necessário. Mas, você precisa adequar a sua empresa incluindo este CNAE nas suas atividades. Essa adequação à nova realidade trará benefícios como uma tributação mais precisa e adequada às suas atividades e maior transparência nas suas atividades perante a Receita Federal e demais órgãos do governo.

Para viver este processo de forma tranquila, sem se preocupar com a burocracia, o apoio de uma contabilidade especializada é essencial. 

 

Copywriter pode ser MEI?

 

Com a definição da Receita Federal do CNAE 7490-1/01 para as atividades de Copywriting, não é mais possível se manter no MEI. E isto gera mudanças significativas para você copywriter.

Diante deste novo cenário, a melhor forma de obter ou regularizar seu CNPJ é abrindo uma ME no regime tributário do Simples Nacional (o mesmo regime do MEI).

Se você é copywriter e já possui um CNPJ no MEI, para manter sua atividade regularizada você precisa desenquadrar-se do MEI e se enquadrar no Simples Nacional.

 

Copywriter como Pessoa Física

 

Se você não tem um CNPJ, é importante entender se atuar como Pessoa Física é o melhor caminho para você.

A menos que você esteja começando agora e não tenha clientes ou tenha uma receita muito baixa, você deve estar perdendo dinheiro.

Isso porque como Pessoa Física, você está suscetível a alíquotas altíssimas no Imposto de Renda, que pode chegar a 27,5% da sua receita total.

 

Quanto o Copywriter paga de impostos?

 

Como o CNAE definido pela Receita Federal não está na lista permitida para o MEI, para a maioria dos copywriters o melhor caminho é abrir sua empresa no (ou migrar para o) Simples Nacional.

Neste regime, você tem uma alíquota inicial de 15,5% sobre um faturamento anual de até R$180 mil.

Esta alíquota é variável, de acordo com o seu faturamento. E como ME, sua empresa de Copywriting pode se enquadrar no anexo III e se beneficiar do Fator R.

Assim, com a nossa expertise, nós podemos baixar de forma legal o seu imposto para a menor alíquota possível para prestador de serviços que é de 6%.

Tudo depende de uma análise e planejamento tributário detalhado que fazemos no negócio de cada cliente.

 

Contabilidade para Copywriter

 

Diante desta mudança no cenário para copywriters, é importante que você esteja atento às medidas necessárias para continuar em conformidade com as questões fiscais e tributárias. 

Neste artigo nós trouxemos pra você de forma direta e simples as principais mudanças que afetam o seu negócio e como lidar com elas. Mas, existem ações específicas que você pode deixar passar, por não conhecer todos os pormenores da formalização e gestão fiscal de um negócio.

Se você quer crescer seu negócio de forma segura, estruturada e tranquila, nós podemos te ajudar!

Aqui na Acountech você conta com um time de especialistas na legislação para negócios digitais, prontos a cuidar de toda a parte burocrática do seu negócio.

Para ajudarmos você a abrir seu negócio com menos burocracia, nós fornecemos sede virtual gratuita a todos os nossos clientes que precisem desse serviço.

Se você está considerando abrir sua empresa, conheça nossos serviços!

Nós somos uma empresa de contabilidade especializada em negócios digitais, como o seu. 

Se seu negócio é digital, por que sua contabilidade deveria ser diferente?

Entre em contato conosco, será um prazer atender você.

Compartilhe

Acountech
Acountech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − dois =

Entre para o nosso canal do Telegram

Clique no botão abaixo e acompanhe nossos conteúdos no Telegram

Artigos recentes

atendimento

Preencha o formulário e seja atendido agora por um especialista

AO CLICAR EM “IR PARA O WHATSAPP” VOCÊ CONCORDA COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA ACOUNTECH.

Copy link
Powered by Social Snap