Se você é copywriter, provavelmente já está sabendo que a Receita Federal definiu um CNAE específico para a atividade de Copywriting, o 7490-1/01. Certo?
Neste artigo, abordaremos esta atualização no CNAE específico para copywriters, e como essa mudança afeta a regularização e tributação desta atividade no mercado digital.
Então, se você é um copywriter que busca entender as mudanças nas regulamentações tributárias e a importância de formalizar sua atividade, este artigo é essencial para você.
Vamos explicar de forma clara e objetiva tudo o que você precisa saber sobre o novo CNAE para copywriting e como isso afeta a sua atuação no mercado digital.
Por que o CNAE é importante?
O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), é o que identifica as atividades exercidas por uma empresa. Ele é utilizado na abertura de empresas, emissão de Notas Fiscais e nas demais obrigações fiscais e tributárias.
Por isso, todas as atividades que a sua empresa executa, devem estar devidamente identificadas através dos CNAEs corretos perante os órgãos do governo. Só assim você terá 100% de segurança fiscal na sua empresa.
Já tem um tempo que a Receita está de olho nas atividades exercidas no Mercado Digital. Por isso já existem CNAEs definidos para outras atividades, antes mesmo da atividade de Copywriting.
Para o copywriter, o CNAE definido pela Receita é o 7490-1/01 Serviços de tradução, interpretação e similares, como você pode ver no site da CONCLA.
O que muda com o novo CNAE para copywriters?
Antes da definição do CNAE para copywriters, nós utilizávamos uma composição de CNAEs para que você pudesse atuar de forma 100% regularizada.
Agora isso não é mais necessário. Mas, você precisa adequar a sua empresa incluindo este CNAE nas suas atividades. Essa adequação à nova realidade trará benefícios como uma tributação mais precisa e adequada às suas atividades e maior transparência nas suas atividades perante a Receita Federal e demais órgãos do governo.
Para viver este processo de forma tranquila, sem se preocupar com a burocracia, o apoio de uma contabilidade especializada é essencial.
Copywriter pode ser MEI?
Com a definição da Receita Federal do CNAE 7490-1/01 para as atividades de Copywriting, não é mais possível se manter no MEI. E isto gera mudanças significativas para você copywriter.
Diante deste novo cenário, a melhor forma de obter ou regularizar seu CNPJ é abrindo uma ME no regime tributário do Simples Nacional (o mesmo regime do MEI).
Se você é copywriter e já possui um CNPJ no MEI, para manter sua atividade regularizada você precisa desenquadrar-se do MEI e se enquadrar no Simples Nacional.
Copywriter como Pessoa Física
Se você não tem um CNPJ, é importante entender se atuar como Pessoa Física é o melhor caminho para você.
A menos que você esteja começando agora e não tenha clientes ou tenha uma receita muito baixa, você deve estar perdendo dinheiro.
Isso porque como Pessoa Física, você está suscetível a alíquotas altíssimas no Imposto de Renda, que pode chegar a 27,5% da sua receita total.
Quanto o Copywriter paga de impostos?
Como o CNAE definido pela Receita Federal não está na lista permitida para o MEI, para a maioria dos copywriters o melhor caminho é abrir sua empresa no (ou migrar para o) Simples Nacional.
Neste regime, você tem uma alíquota inicial de 15,5% sobre um faturamento anual de até R$180 mil.
Esta alíquota é variável, de acordo com o seu faturamento. E como ME, sua empresa de Copywriting pode se enquadrar no anexo III e se beneficiar do Fator R.
Assim, com a nossa expertise, nós podemos baixar de forma legal o seu imposto para a menor alíquota possível para prestador de serviços que é de 6%.
Tudo depende de uma análise e planejamento tributário detalhado que fazemos no negócio de cada cliente.
Contabilidade para Copywriter
Diante desta mudança no cenário para copywriters, é importante que você esteja atento às medidas necessárias para continuar em conformidade com as questões fiscais e tributárias.
Neste artigo nós trouxemos pra você de forma direta e simples as principais mudanças que afetam o seu negócio e como lidar com elas. Mas, existem ações específicas que você pode deixar passar, por não conhecer todos os pormenores da formalização e gestão fiscal de um negócio.
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