A coprodução é sem dúvida, um dos modelos de negócio mais comuns e vantajosos no mercado digital atualmente, pois une num acordo, um infoprodutor – normalmente chamado de expert – a uma ou mais pessoas que o ajudarão a criar um infoproduto (essa pessoa é o coprodutor).
A vantagem desse modelo está na soma de conhecimento e habilidades que ambas as partes podem trazer tanto para o infoproduto quanto para o negócio.
Essa parceria é consolidada dentro das plataformas de infoprodutos, como a Hotmart, que é a mais popular delas. Porém, em busca de deixar essa relação ainda mais segura, a Hotmart recentemente lançou um novo modelo de coprodução.
Essa novidade trouxe muitas dúvidas para infoprodutores e coprodutores, pois afeta diretamente em assuntos como emissão de Notas fiscais, configuração na plataforma e claro, no modelo de parceria.
Por isso, preparamos este artigo para explicar o que muda com a DIMP, como funcionam os modelos de coprodução na Hotmart e como fica a emissão de notas fiscais.
Leia até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Que mudanças a DIMP trouxe para a coprodução?
Em primeiro lugar, é interessante ter clareza que a DIMP (Declaração de Informações de Meios de Pagamentos) é um relatório enviado pela Hotmart para os Fiscos Estaduais com todas as informações de vendas feitas por pessoas físicas ou jurídicas (ainda que não contribuintes com o ICMS) a pessoas residentes no Brasil, no seu gateway de pagamento.
Para saber tudo sobre a DIMP, leia este artigo completo. DIMP – Mudança para infoprodutores na Hotmart
O que muda é que até o final de 2021 – que foi quando essa determinação legal entrou em vigor – a Hotmart disponibilizava apenas um modelo de trabalho com coprodução na plataforma, que é o modelo chamado hoje de “comissionamento”.
Nesse formato, o infoprodutor assume todas as responsabilidades jurídicas, contábeis e tributárias do seu negócio. E o coprodutor atua como um prestador de serviços ao infoprodutor, com direito a uma porcentagem de comissão em cada venda realizada.
Portanto, mesmo com a divisão automática das comissões realizada pela Hotmart, do ponto de vista fiscal, toda a receita é registrada em nome do produtor. Isso significa que o produtor é o responsável pela emissão de 100% das notas fiscais.
Aqui surge um problema potencial: quando a Receia Federal cruzar os dados, poderá ocorrer uma discrepância entre as informações declaradas pelo produtor e as informações fornecidas pela Hotmart (DIMP).
Isso acontece porque o produtor declara apenas o valor que ele recebeu, enquanto a Hotmart declara o valor total da venda como a receita do produtor, mesmo que haja a porcentagem que o coprodutor recebe.
Mas com o novo modelo de coprodução na Hotmart (ainda em fase de testes) isso está mudando.
Novo modelo de coprodução na Hotmart: a Parceria de Negócio
Neste novo modelo de coprodução, o coprodutor e o produtor são, efetivamente, parceiros no negócio, como se fossem dois vendedores ao comprador.
Como a própria Hotmart informa no seu site, neste modelo as obrigações tributárias perante os compradores são compartilhadas entre produtor e coprodutor, ou seja, ambos são reconhecidos como beneficiários diretos do pagamento realizado pelo comprador.
A plataforma faz o split de vendas e pagamento para cada parte automaticamente (produtor e coprodutor) e agora o coprodutor emitirá sua nota fiscal referente ao valor que recebeu da venda para o comprador e pagará o imposto proporcional ao valor recebido.
Logo, nesse modelo, o coprodutor passa a emitir nota(s) fiscal(is) de cada venda ao comprador e não mais uma única nota de prestação de serviços ao infoprodutor.
Contabilidade para Infoprodutores e Coprodutores
Sabemos que as readequações que a DIMP trouxe ao mercado, inicialmente assustaram alguns coprodutores e experts, além da dúvida sobre que modelo de coprodução escolher.
Mas essa medida visa trazer ainda mais segurança fiscal para você, e a escolha do modelo de coprodução ideal vai depender somente de uma análise do cenário de cada negócio.
Se você é infoprodutor ou coproutor e precisa regularizar ou abrir a sua empresa para vender seus infoprodutos, nós podemos te ajudar.
Somos a Acountech, uma empresa de contabilidade digital especializada no mercado digital, que atende todo o Brasil.
Temos ampla expertise na legislação e nas atividades de produção e coprodução de infoprodutos.
Nossos clientes contam com atendimento humanizado e vantagens como:
- Reunião de Onboarding para tirar todas as suas dúvidas;
- Sede virtual gratuita para abrir sua empresa com menos burocracia;
- Parceria com Banco Cora e diversos sistemas que facilitam o seu dia a dia;
- Planos de BPO Financeiro.
Nós cuidamos de toda a burocracia para você e seu negócio crescerem com segurança e previsibilidade.
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco, será um prazer atender você!