Como emitir Nota Fiscal nas Vendas Internacionais na Hotmart

COMO EMITIR NOTA FISCAL NA HOTMART INTERNACIONAL

A emissão de Notas Fiscais é algo comum ao trabalho de infoprodutores, afiliados e coprodutores. Porém, quando se trata de emitir notas fiscais referentes a vendas internacionais, existem algumas diferenças que geram confusão.

É que por mais que o sistema de pagamento da Hotmart unifique as vendas, pagamentos e repasses de comissões, existem detalhes que diferenciam as operações de acordo com o tipo de venda.

Se a venda é nacional, a emissão da nota fiscal segue um processo, se é venda internacional, o processo é outro.

Se você é infoprodutor e quer entender essa diferença nos processos de emissão de nota fiscal e esclarecer suas dúvidas, leia até o fim, pois este artigo é pra você!

 

Emissão de Notas Fiscais na Hotmart para vendas nacionais

Vamos iniciar esclarecendo de forma breve o processo mais comum, que é a emissão de notas fiscais para compras realizadas no Brasil.

Quando você vende um produto para uma pessoa que reside no Brasil, sua nota fiscal deve ser emitida diretamente para o comprador, nunca para a Hotmart.

Isso pelo fato de que é a Hotmart quem presta um serviço a você (de intermediação dos pagamentos, hospedagem e entrega do produto etc). Logo, ela é quem emite uma NF pra você.

Então você emite a NF para cada comprador, individualmente. A Hotmart facilita a sua vida nesse sentido permitindo que você integre à sua conta ferramentas que automatizam esse trabalho, como a Spedy, e-Notas e a Notazz, por exemplo.

Se você ainda tem dúvidas sobre emissão de notas fiscais, leia nosso artigo completo sobre o assunto clicando aqui.

 

Emissão de Notas Fiscais de vendas internacionais na Hotmart

Vamos então esclarecer toda a questão da emissão de notas fiscais para pessoas de fora do Brasil.

Quando você faz vendas internacionais, você não emite a nota fiscal para o comprador. E é esse o ponto que mais confunde infoprodutores, uma vez que você está acostumado a emitir a NF para o comprador, porquê nas vendas nacionais é assim.

Neste caso, você deve emitir a nota fiscal para a Hotmart B.V. que é a Hotmart Internacional e ela é quem vai emitir o recibo com as informações para o comprador.

Sendo assim, fica sob responsabilidade da Hotmart recolher os tributos de acordo com a lei vigente no local de residência do comprador, fazer a conversão da moeda estrangeira para o Real Brasileiro e repassar o seu pagamento referente a essa venda.

Você deve utilizar estes dados para emitir sua Nota Fiscal para a Hotmart Internacional:

HOTMART B.V.

Spuistraat 168C 1012 VT

Amsterdam The Netherlands – VAT No: NL 8538.63.751.B01

 

Quando emitir nota fiscal internacional?

Esse é outro ponto importante. Nas vendas nacionais, você emite a nota a cada venda realizada, mas uma vez que nas vendas internacionais quem faz o processamento de toda operação fiscal é a Hotmart, você pode emitir uma única nota fiscal para a Hotmart B.V. referente a todas as vendas internacionais dentro do mês.

 

Quando uma venda é considerada internacional?

De acordo com a página de suporte da Hotmart, a venda de produtos brasileiros para brasileiros que vivem no exterior também é considerada internacional, afinal o brasileiro reside fora do Brasil e este sujeito à lei local.

Então se você vendeu seu e-book para um brasileiro que mora nos Estados Unidos, por exemplo, isso é considerada uma venda internacional.

 

Emissão de Nota Fiscal para venda internacional de serviços

Quando presta serviço para clientes de fora do Brasil, o imposto é mais barato, pois você tem isenção de impostos como PIS, Cofins e em alguns casos (se estiver de acordo com algumas regras) também o ISS.

 

Tenha segurança no seu negócio digital

Se você tinha dúvidas sobre para quem deve ser emitida ou quando deve emitir a nota fiscal em vendas internacionais, é só seguir as orientações que trouxemos aqui e você estará fazendo tudo certo.

E se você atua ou quer atuar no mercado digital e quer profissionalizar e estabilizar o seu negócio para crescer com segurança, sem se preocupar com toda essa parte burocrática, nós podemos te ajudar.

Somos a Acountech, uma empresa digital de contabilidade especializada no mercado digital e suas diversas possibilidades de negócios. Atendemos mais de 300 clientes de todo o Brasil com 100% de satisfação com nossos serviços.

 

Atendemos seu negócio independente do estágio em que esteja. Oferecemos orientações personalizadas de acordo com o seu negócio, fazemos toda a contabilidade e gestão financeira da sua empresa e oferecemos facilidades como nossa Sede Virtual gratuita, para que nada impeça você de ter o seu negócio regularizado.

Se você tem ainda outra dúvida sobre o assunto ou quer conhecer nossos serviços, clique aqui e fale conosco! Será um prazer conhecer você e seu negócio.

Compartilhe

Acountech
Acountech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

Entre para o nosso canal do Telegram

Clique no botão abaixo e acompanhe nossos conteúdos no Telegram

Artigos recentes

atendimento

Preencha o formulário e seja atendido agora por um especialista

AO CLICAR EM “IR PARA O WHATSAPP” VOCÊ CONCORDA COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA ACOUNTECH.

Copy link
Powered by Social Snap