Empresa de Copywriting: como abrir uma?

Um dos profissionais mais procurados pelas empresas que atuam no mercado digital é o copywriter. O copywriting ou escrita persuasiva é uma atividade em ascensão e é responsável por uma movimentação muito grande de negociações e dinheiro no mercado digital.

Com a disseminação do conhecimento sobre copywriting e a expansão do mercado digital, é crescente o número de pessoas que começam a trabalhar como copywriters prestando seus serviços e em alguns casos ganhando muito dinheiro. 

Aqui entra o ponto principal deste artigo: grande parte das pessoas que trabalham como copywriter, são autônomos e em grande parte dos casos trabalha como pessoa física, ou seja, não possui uma empresa.

O que acontece muitas vezes é que essas pessoas se enrolam nas questões financeiras por causa do aumento da renda e da demanda de trabalho. E ao se atrapalharem com o descontrole financeiro, deixam de pagar seus impostos da forma devida (o que pode gerar problemas com a Receita Federal) ou pagam mais impostos do que realmente necessitam que seria perder dinheiro.

Se você já trabalha como copywriter e está sofrendo com questões fiscais ou quer manter seu serviço de forma legalizada com a Receita Federal e entender os cuidados fiscais básicos que você precisa tomar para manter seu negócio organizado, neste artigo vamos ajudar você.

 

As atividades de um Copywriter no mercado digital

O copywriter é o(a) redator(a) que escreve textos persuasivos, ou seja, que convencem o público a tomar uma atitude que pode ser uma compra, uma ação dentro de uma página ou rede social, a adesão a uma ideia, etc.

Para isso, o copywriter utiliza ferramentas como gatilhos mentais, neuromarketing, storytelling, PNL e até mesmo de áreas como psicologia e sociologia. Quanto mais conhecimento e experiência, mais refinados sãos os textos e seus resultados.

Por ser um profissional muito versátil, um bom copywriter é muito valorizado no mercado digital e pode trabalhar em lançamentos de infoprodutos, e-commerces, redes sociais, basicamente em qualquer ambiente que exija uma comunicação persuasiva.

Para movimentar suas vendas as empresas precisam de textos persuasivos – que quebrem objeções, comuniquem sua proposta de valor e conectem suas soluções ao seu público – para vídeos de venda, artigos de blog, cartas de venda, sites, landing pages, e-mails, anúncios de mídia paga nas redes sociais e no Google e até mesmo mensagens de WhatsApp. Em todos esses casos, é o copywriter quem vai produzir esses textos.

Por isso, o copywriting é uma das habilidades mais valorizadas, buscadas e essenciais para quem atua no mercado digital.

 

Copywriter precisa abrir empresa?

Como falamos no início do artigo, muitos copywriters trabalham como pessoa física. Sobretudo quando ainda estão começando. O que você precisa entender é que levando em conta a legislação fiscal e tributária do Brasil, isso certamente não será vantajoso e vamos te dizer o motivo.

Qualquer pessoa física no Brasil que tenha uma renda mensal a partir de R$1.903,99 já paga Imposto de Renda (nessa faixa, 7,5%), sendo que se a sua renda mensal chegar a R$4.664,68 você pagará 27,5% de Imposto de Renda.

Agora imagine que você, enquanto pessoa física, tem um trabalho formal (CLT por exemplo) e também trabalha como copywriter. Você terá que somar todos os seus ganhos e declarar seu IR, o que facilmente pode te levar a pagar 27,5% da sua renda, de impostos. 

Por isso, a nossa recomendação é que, se você já está faturando como copywriter, regularize seu trabalho, abra uma empresa. Não é nenhum “bicho de sete cabeças” e você só tem a ganhar tendo vantagens como poder emitir notas fiscais, redução de custo com impostos e maior credibilidade para seu negócio com um CNPJ.

 

Abertura de empresa para Copywriter

Não existe ainda uma legislação clara e definida para essa ocupação, como várias outras no mercado digital – embora isso esteja começando a mudar, como já aconteceu com os afiliados que agora tem um CNAE definido para suas atividades – mas isso não quer dizer que o copy não pode trabalhar regularizado. 

O primeiro passo para regularizar seu negócio é procurar ajuda de um contador ou empresa de contabilidade para analisar sua situação atual, que atividades você está desenvolvendo e toda a sua situação fiscal. Com essa análise detalhada, esse profissional vai te ajudar a deixar seu negócio 100% regularizado e no melhor regime tributário possível.

 

Copywriter pode ser MEI?

Essa é uma pergunta muito comum, e a resposta é sim. Mas você precisa ter alguns cuidados. 

Primeiro, saber se todas as atividades que você exerce (os serviços que você presta ) podem ser enquadrados no regime do MEI,  em caso contrário, você poderá abrir sua empresa em outro regime como o Simples Nacional, por exemplo.

Outra coisa é que o MEI também tem um “teto baixo” para o faturamento de um copywriter: R$81 mil por ano ou R$6.750,00 mensais.

Se você está dentro desse limite de faturamento e suas atividades se enquadram no MEI, você pode abrir sua empresa nesse regime tributário utilizando os seguintes CNAES:

  • 5819-1/00 Edição de cadastros, listas e outros produtos gráficos 
  • 8219-9/99 Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente.

 

E nós te aconselhamos fazer isso, pois o MEI é um regime muito simples onde você paga um imposto que é uma taxa praticamente fixa que hoje está em torno de R$60,00 mensais e vai te permitir emitir notas fiscais, o que vai com certeza dar um ar mais profissional ao seu negócio.

 

Contabilidade para Copywriter

Você já deve ter entendido que mesmo tendo um trabalho relativamente novo e no mercado digital, você tem obrigações fiscais a cumprir, não é?

Todos esses pormenores para a formalização e gestão fiscal de um negócios requerem conhecimento especializado, tempo e energia. Muitos profissionais autônomos – inclusive copywriters – preferem “fechar os olhos” e fazerem sua própria gestão fiscal, porém sem o conhecimento adequado, isso pode dar muito mais dor de cabeça pra você.

Eu acredito que se você chegou a este artigo, você quer crescer seu negócio de forma segura, estruturada e tranquila para você, certo? E nisso nós podemos te ajudar!

Aqui na Acountech nossos clientes contam com um time de especialistas na legislação e em negócios digitais, prontos a atender profissionais como você e cuidar de toda a parte burocrática do seu negócio para que você se dedique àquilo que você tem expertise.

Além disso, fornecemos sede virtual gratuitamente a todos os nossos clientes que precisem desse serviço. Essa é mais uma forma de ajudarmos você a abrir seu negócio com menos burocracia. 

Se você está considerando abrir sua empresa, conheça nossos serviços! Nós somos uma empresa de contabilidade especializada em negócios digitais, como o seu. Se seu negócio é digital, por que sua contabilidade deveria ser diferente?

Entre em contato conosco, será um prazer atender você.

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