Pós-pandemia e empreendedorismo: como se preparar?

Pós-pandemia e empreendedorismo

A pandemia de COVID-19 trouxe consigo um cenário de muita incerteza, sobretudo para empreendedores, e decisões precisam ser tomadas a cada momento para encontrar um caminho que mantenha seus negócios “vivos” para tentar uma retomada no pós-pandemia.

Com tantas mudanças drásticas acontecendo em todos os mercados, na vida dos consumidores e no mundo em geral, há grande apreensão, ansiedade e caos em relação ao futuro e os empreendedores precisam se adaptar cada vez mais rápido àquilo que está sendo chamado “novo normal”.

Neste artigo queremos te ajudar a se preparar em meio à crise para manter a sua empresa, cruzar a crise e estar pronto para sair na frente na retomada.

 

Primeiro passo: desenvolva seu mindset

Não é difícil perceber que o mundo mudou. As pessoas estão mudando. Valores e prioridades estão passando por mudanças drásticas também, não só nos seus consumidores, mas possivelmente também em você.

E se o mundo e as coisas estão mudando, você também precisa mudar. Antes mesmo de pensar na digitalização do seu negócio, em novas ferramentas e canais, você precisa mudar a forma como enxerga as coisas, e isso é desenvolver seu mindset.

Isso vai “treinar” o seu olhar e pensamento para enxergar novas possibilidades e oportunidades que estão se apresentando ao seu negócio.

Quando falamos de desenvolvimento de mindset aplicado ao empreendedorismo e negócios, estamos falando de investir em soft skills, que são habilidades intrinsecamente humanas que tem se tornado cada vez mais importantes na carreira do profissional ou empreendedor do século XXI.

Se você quer investir nas suas habilidades pessoais, você pode recorrer a sites como Coursera, Edux, Domestika ou Udemy que oferecem cursos a um baixo custo – alguns são gratuitos – nas mais diversas áreas.

Sei que talvez, para muitos empreendedores, seja difícil pensar em estudo e desenvolvimento num momento difícil como esse, mas faça isso pensando no pós-pandemia, em como você estará quando atravessar essa crise e o quanto essas habilidades poderão abrir portas para você e seu negócio.

Seja para reestruturar sua carreira, dar um novo rumo ao seu negócio ou para começar um projeto novo, investir em conhecimento será imprescindível.

 

Seja frio, seja antifrágil

Um dos maiores problemas que a pandemia está trazendo está ligado a fatores emocionais.

Com isolamento social, incerteza sobre a cura, número de mortes crescendo exponencialmente e a sensação real de que “não estamos no controle” disso tudo, o sentimento de ameaça é constante e provoca muita ansiedade nas pessoas.

Por isso, nesse momento é essencial que nos tornemos antifrágeis. Me permita uma breve explicação do conceito, tratado pelo Nassin Taleb:

Antifrágil é aquilo que se beneficia com o caos. É mais que resiliência. As coisas e pessoas antifrágeis não só resistem ao caos, elas crescem e se desenvolvem nele, tornando-se assim mais fortes a cada crise.

Seja no seu negócio ou na sua vida pessoal, o momento é de analisar cenários, planejar, observar e pensar estratégias. Onde você está colocando sua energia e seu tempo? Reclamando, se lamentando ou criando soluções para o problema que já está aí?

Ter essa inteligência emocional – que aliás é uma das mais importantes soft skills – é o que vai te dar margem para tomar as melhores decisões.

E veja bem, tomar as melhores decisões não quer dizer que suas decisões serão mais fáceis ou indolores, mas é aí que está o crescimento no meio da crise.

Esteja atento aos indicadores do seu setor, pense analiticamente e tome suas decisões baseadas em dados visando principalmente seus clientes atuais e formas de alcançar a “demanda antecipada” pro seu negócio.

Não podemos esquecer que em toda crise há oportunidades, só que para enxergá-las não podemos agir desesperadamente. A crise faz parte da evolução.

 

Adapte-se

O movimento é irreversível. A pandemia acelerou a “transformação digital” de muitas empresas e isso não vai voltar atrás, porque  os consumidores também migrarão para o digital.

Pessoas que tinham “medo” de fazer compras online estão descobrindo as vantagens de fazer isso e provavelmente esse movimento crescente não irá retroceder. As pessoas estão aprendendo a criar hábitos digitais, e isso é ótimo!

Hoje você já pode com facilidade ter sua loja online, criar seu site e oferecer seus serviços, ter a sua contabilidade feita totalmente de forma digital e agora tem seus clientes na internet e você precisa estar onde eles estão!

Então aproveite esse momento para investir nas redes sociais, no seu site que estava “abandonado”. Invista em comunicação omnichannel (ou seja, em múltiplos canais), para se posicionar e trabalhar sua marca na internet.

Não há momento melhor para você começar a produzir conteúdo na internet. Ou seja, mostrar sua habilidade, o que o seu serviço resolve, qual a solução da sua empresa ou do seu produto.

Mostre o quanto você entende do problema que seu potencial cliente tem e como você resolve esse problema.

Quem gerar mais oportunidades durante a crise, certamente será mais lembrado no pós-crise.

 

Empreendedor, negócio e pós-pandemia juntos

Compartilhamos com você um caminho para que você e seu negócio atravessem esse momento e saiam mais fortes para essa nova realidade.

Todos nós ainda temos muito a descobrir sobre esse tal “novo normal” e principalmente sobre como os consumidores se relacionarão com os mercados. Por isso é importante que tenhamos um norte que nos direcione nesse estudo duplo: como manter nossos negócios e como entendermos o novo consumidor.

Talvez seja preciso fazer mudanças grandes e ousadas nos negócios. Certamente será preciso fazer bem melhor o que vinha sendo feito, e isso passa pelo processo de consolidar os aprendizados que tiramos dessa crise.

É preciso que haja uma reestruturação para que os negócios se adaptem às novas demandas – em alguns casos recém-criadas – como trabalho remoto, o manuseio e interpretação dos dados dos consumidores (muito forte no digital) para tomada de melhores decisões e a preparação, da melhor maneira possível, para o “novo normal” que já vivemos e tudo o que o pós-pandemia nos prepara.

Compartilhe

Acountech
Acountech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − onze =

Entre para o nosso canal do Telegram

Clique no botão abaixo e acompanhe nossos conteúdos no Telegram

Artigos recentes

atendimento

Preencha o formulário e seja atendido agora por um especialista

AO CLICAR EM “IR PARA O WHATSAPP” VOCÊ CONCORDA COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA ACOUNTECH.

Copy link
Powered by Social Snap