Um modelo de negócios que vem crescendo muito aqui no Brasil é dropshipping. Isso se dá pelo fato de já ser um modelo de negócios consolidado em outros países e pela facilidade que esse tipo de negócio oferece.
Só que, por ser um modelo relativamente novo, muita gente começa no dropshipping de maneira irregular, na maioria das vezes por falta de informação.
Para ajudar você que já trabalha com dropshipping ou está querendo abrir um e-commerce nesse modelo, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para ter sua empresa de dropshipping regularizada sem dor de cabeça.
Vamos começar explicando melhor o que é o dropshipping, depois você vai entender o que é necessário para ter sua operação regularizada e em dias com o fisco.
Como funciona uma empresa de Dropshipping
O dropshipping é um modelo de negócios de e-commerce, ou seja, para pessoas e/ou lojas que vendem produtos físicos online. O diferencial é que neste modelo, o e-commerce opera sem necessidade de ter um estoque, pois ele tem permissão para vender itens que estão no estoque de terceiros.
Nesse tipo de negócio, a empresa de dropshipping faz somente a venda dos produtos do seu fornecedor, daí o pedido é repassado ao fornecedor e este se encarrega de – ao receber o pedido – fazer o envio do produto direto ao comprador. Além disso, podemos mencionar outras vantagens como:
- Baixo investimento inicial: você pode começar seu negócio sem comprar um produto sequer. Também não precisa de loja ou qualquer espaço físico, apenas um local com acesso à internet.
- Múltiplas possibilidades de produtos: Como você não precisa ter estoque de nenhum produto, você pode vender diversos produtos diferentes (inclusive de fornecedores diferentes) no seu e-commerce.
- Escala mais fácil: Enquanto numa loja tradicional, quanto mais se vende mais se tem trabalho com logística de entregas, transporte de produtos do depósito para as lojas e entregas os clientes, no dropshipping você não tem esse problema, pois todo o processamento do pedido é feito pelo fornecedor. Assim você pode focar sua preocupação em outras áreas que vão contribuir para o crescimento do seu negócio como marketing e atendimento aos clientes.
- Por possibilitar tantas facilidades, o dropshipping tem se tornado cada vez mais atraente. Mas, é preciso estar atento a alguns pontos importantes para ter uma empresa regularizada e evitar problemas futuros para o seu negócio. Vamos ver cada ponto.
Erros mais comuns das empresas de dropshipping
Entendido o que é o dropship e o que uma empresa de dropshipping faz, vamos passar à parte principal deste artigo que é te orientar quanto à regularização do seu negócio. Por isso, listamos os principais erros de empreendedores digitais que optam por trabalhar com esse modelo de negócios sem a informação correta.
Escolha do CNAE errado
Muitas pessoas que começam no dropship cometem este erro. Aqui é preciso que deixemos bem claro que é preciso uma boa assessoria contábil nesse momento, pois é de suma importância a interpretação das atividades do seu negócio e das leis para encontrar a melhor opção, uma vez que no Brasil não existe uma legislação específica para o dropshipping.
Para empresas de dropshipping, colocamos dois CNAEs:
- Intermediação de negócios, CNAE 7490-1/04
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Promoção de vendas, CNAE 7319-0/02
Sei que você já deve ter ouvido falar que não é possível usar o CNAE de promoção de vendas. Alguns contadores não indicam o seu uso, mas vamos te explicar o porque você pode usar esse CNAE no seu negócio de dropshipping.
Como nós falamos no início desse tópico, a falta de uma legislação específica para essa atividade, deixa a questão juridicamente interpretativa. A grande questão é: você não pode abrir sua empresa com o CNAE de promoção de vendas se você estiver no MEI.
Mas, quando consultamos o texto deste CNAE, ela abrange outras atividades, entre elas, uma atividade que corresponde à operação do dropshipping, que é o FULLFIMENT. Veja abaixo, o que nos diz um dos maiores portais de ecommerce do Brasil sobre essa atividade.
FULLFIMENT é um termo originário do inglês que significa, em tradução livre, cumprimento, realização, preenchimento. Em logística, usa-se o termo “order fulfillment” para se referir ao atendimento do pedido do cliente, ou seja, o conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final.
Enfim, você pode ver aqui lista completa de atividades que o CNAE de promoção de vendas compreende.
Na prática, levando em conta que você oferece o produto ao seu cliente, recebe o pagamento do cliente, faz o processamento da compra, envia o pedido para o fornecedor, faz o pagamento ao fornecedor e aí o fornecedor faz o envio do produto, você está intermediando a venda, mas também está fazendo fullfiment, por isso, tem respaldo para utilizar tanto o CNAE de intermediação de negócios, quanto o de promoção de vendas.
Operar como Pessoa Física ou MEI
É natural que muitas pessoas comecem seus negócios como pessoa física ou MEI, e isso é compreensível, pois é muitas vezes uma medida de precaução, como um teste pra ver se o negócio vai dar certo. Porém, chega um momento que fica inviável operar como pessoa física ou até mesmo como MEI porquê há limites que irão impedir seu crescimento.
Veja, como pessoa física, o limite de faturamento mensal com isenção de imposto é de R$1.900,00. A partir deste valor você começa a pagar impostos que iniciam em 7,5% e podem chegar a até 27,5% do seu faturamento. É completamente inviável.
Já como MEI, além de ter um limite de faturamento ainda baixo (R$6.750,00/mês), você não pode escolher a atividade correta para sua empresa de dropshipping, ou seja, você terá sua empresa irregular diante do fisco e estará sujeito a grandes problemas no caso de cair numa fiscalização da Receita Federal.
Pela nossa experiência percebemos que normalmente esse tipo de negócio alcança esses números rapidamente dependendo do nicho em que a empresa atua.
Mas, cuidado! Antes de partir para a mudança de perfil tributário, é preciso que seja feita uma análise da real situação do seu negócio. Pois, dependendo do valor do faturamento pode ser mais vantajoso permanecer como pessoa física, tendo em conta o custo da abertura e manutenção da empresa.
Então no começo você até pode atuar como PF – para testar o modelo, tendo em vista todos os limites que te informamos aqui – mas sempre fazendo um bom planejamento para o crescimento do negócio, quando será necessária a abertura da empresa para a expansão da operação.
Drop nacional e internacional no mesmo CNPJ
Há possibilidade de você trabalhar no dropshipping tanto com fornecedores internacionais quanto com fornecedores que estão no Brasil. Só que a depender do seu faturamento pode ser vantajoso você ter duas empresas (uma para o drop nacional e outra pro internacional) .
Quando você inclui um fornecedor que está no mesmo país que você, isso já altera a natureza da sua operação e então na maioria dos casos há diferenças na tributação. Por isso o ideal é que você opere com um CNPJ para o drop internacional e outro CNPJ para o drop nacional.
Assim, você garante a segurança fiscal dos seus negócios e pode operar mais tranquilo. Lembrando sempre que, o ideal é que na hora de abrir sua empresa, você conte com ajuda especializada para não cometer erros que possam comprometer o seu negócio.
Como fazer dropshipping da maneira correta
A primeira coisa a te explicar aqui, é que no Brasil ainda não há uma legislação 100% específica para empresas de dropshipping. Mas, é possível com algumas práticas, operar de forma legal e ter mais tranquilidade em relação ao fisco.
Nós fazemos isso legalizando tudo o que é possível da operação realizada no dropshipping. Nós somos uma empresa especializada em negócios digitais, e com a crescente onda de pessoas e empresas operando em drop, decidimos estudar mais profundamente essa operação para oferecer segurança de crescimento aos nossos clientes.
Então, mesmo não sendo possível regularizar em 100% a operação do drop, é possível que você estando bem assistido por uma empresa especializada, cresça e ganhe dinheiro sem se preocupar com o fisco.
Tributação correta para a sua empresa
Cada empresa tem suas especificidades, por isso, cada pessoa que nos procura querendo legalizar seu negócio de drop tem sua empresa estudada por nossa equipe, para que entendamos a empresa e encontremos a melhor tributação para a empresa.
A legalização da sua empresa começa com esse entendimento das atividades que você desempenha para a escolha correta do CNAE.
Em alguns casos a melhor opção para empresas de dropshipping é a tributação por Lucro Presumido, já em outros é melhor optar pelo Simples Nacional.
Por isso, nós fazemos um estudo do negócio do cliente para entendermos qual a melhor opção. Não há regra geral, a análise precisa ser feita considerando cada negócio.
Recorra a profissionais especializados
Você já deve ter entendido a importância de ter uma empresa de dropshipping regularizada, em dia com o fisco. Isso vai te livrar de problemas futuros que podem vir a comprometer o seu negócio.
Na Acountech, nosso diferencial é que além de prestarmos um atendimento consultivo, estudamos a situação do cliente para lhe oferecer a melhor opção contábil. Você terá todos os dados fiscais da sua empresa organizados e isso vai te dar muito mais segurança e tranquilidade para crescer seu negócio.
Você ainda tem alguma dúvida sobre dropshipping que não foi respondida neste artigo? Deixe nos comentários ou entre em contato conosco, será um prazer te ajudar a entender melhor como regularizar sua empresa de dropshipping!