Se você é infoprodutor ou afiliado, já deve ter tido essa dúvida sobre que estratégia utilizar para promover seu produto: funil perpétuo ou lançamento? Num primeiro momento pode ser difícil encontrar uma resposta, né?
Essa decisão vai nortear sua estratégia, como você vai fazer suas ofertas e que habilidades você precisará ter para alcançar sucesso nas vendas.
Nesse artigo vamos te explicar como funciona cada uma dessas estratégias, quais são as diferenças entre elas e como aplicá-las no eu negócio.
Vamos começar entendendo a diferença entre cada estratégia.
Produto no Perpétuo: o que é?
Um produto de venda perpétua é basicamente um produto que está sempre à venda. Não tem data para começar a vender nem para fechar as vendas.
Esse tipo de infoproduto costuma ser um “produto de entrada”, normalmente de ticket baixo (pode-se usar com ticket médio também) e que resolve algum problema “corriqueiro” da sua audiência, sobretudo de quem está no topo do funil.
Dentro dessa estratégia, você basicamente segue 3 passos: gerar leads, nutrir leads e fazer oferta/venda. Vamos ver como funciona cada etapa.
Gerar leads para produto perpétuo
Esse é o momento em que você transforma pessoas que passem pelos seus canais de comunicação (redes sociais, site) em pessoas que tem contato direto com sua empresa, os leads.
Nesta etapa, você oferece o que chamamos de “isca digital”, que pode ser um e-book ou uma aula, para captar dados do seu cliente em potencial como por exemplo nome e e-mail. Assim você constrói sua lista de e-mails, ou grupos no WhatsApp/Telegram, enfim, são muitas possibilidades. Você pode fazer isso de forma orgânica ou usar tráfego pago para aumentar a escala.
Nutrir seus leads
Essa é a parte em que você se relaciona com sua lista ou grupo. É hora de entregar conteúdo mais específico para que o lead “caminhe” na escala de consciência e funil de compra. Você pode começar a ir trazendo as soluções que o seu produto trará para o lead de acordo com o problema que ele tem. Você pode automatizar esse fluxo através de ferramentas de e-mail marketing, por exemplo. Tudo para preparar o lead para a próxima etapa.
Oferta e Venda
Esse é o momento em que você faz uma oferta. Pode ser através de um evento com um pitch no final, pode ser uma oferta relâmpago por e-mail mesmo, um webinário com pitch, pode ser um upsell ou downsell ou diversos outros formatos, inclusive pode ser uma oferta direta por anúncios pagos em mídias sociais e no próprio Google.
As vantagens de ter um produto no Perpétuo
A primeira vantagem é que você tem a possibilidade de criar previsibilidade de caixa, uma vez que você vai conseguir ter vendas recorrentes a cada mês.
Outra coisa boa é que você terá novos clientes entrando o tempo todo no seu funil de vendas, o que ajuda a reduzir o seu CAC, e facilita na hora de fazer novas vendas para quem já é seu cliente (upsell e/ou downsell).
Para o tráfego, quero listar 2 vantagens. A primeira é que é mais fácil otimizar campanhas de produtos perpétuos, e a segunda, que os materiais gráficos e o conteúdo pode ser reaproveitado.
Desvantagens de vender produtos no Perpétuo
Você precisa ter em mente uma coisa: se seu produto está disponível sempre, fica muito complexo usar o gatilho de escassez como argumento de venda. Isso quer dizer que você vai precisar trabalhar constantemente com aquisição de novos clientes seja através da geração de novos leads, com up/downsells ou melhorando sua oferta. Vai precisar de bastante criatividade para isso.
Outra questão importante é em relação aos afiliados. Normalmente, no perpétuo, você trabalha com afiliados que irão promover seu produto para suas audiências em troca de comissões. Você vai precisar buscar formas de estar sempre incentivando seus afiliados e buscando novos afiliados para seu produto.
Tudo isso gera uma demanda constante de trabalho. Se seu produto está no ar todos os dias, ele gera trabalho todos os dias para você e/ou sua equipe. Sobretudo quando você está começando, isso pode causar dificuldades na construção da sua esteira de produtos.
E como funciona o Lançamento de Infoprodutos?
A grande diferença em relação ao perpétuo, é que o lançamento é uma ação de marketing com prazos estabelecidos. Tem data pra começar e pra terminar. Logo, se o cliente não aproveitar essa “janela”, terá que esperar pela próxima oportunidade.
Um lançamento pode ser feito de diversas formas, veja as mais comuns:
- Lançamento interno: quando você lança somente para sua base de leads. A vantagem é que você vai lançar para um público mais aquecido.
- Lançamento externo: Normalmente é feito depois de um interno. Aqui você faz o lançamento de forma “aberta”, o que torna o investimento maior pois você tem públicos mais quentes e também público frio recebendo a oferta.
- Lançamento semente: O mais simples e barato. O principal diferencial deste é que você pode fazer o lançamento sem ter o produto ainda. Nesse tipo de lançamento, você atrai uma audiência interessada em um assunto e colhe dessa audiência quais são seus problemas, assim você cria o produto em cima dessas informações.
Já explicamos em nosso blog de forma mais detalhada a estrutura básica de uma estratégia de lançamento. Se quiser ler, basta clicar aqui.
Principais vantagens de fazer Lançamentos
O esforço concentrado é uma das vantagens. Como o seu produto está disponível em determinados períodos de tempo, você não precisa trabalhar o tempo inteiro para atrair leads e gerar vendas desse produto.
Outra vantagem do lançamento é que você pode trabalhar com gatilhos mentais como escassez e urgência, haja visto que, como seu produto fica aberto por apenas um período, seu lead pode ter a sensação de perder uma oportunidade que ele não sabe quando terá novamente.
Você já deve ter ouvido expressões como “6 em 7”, “7 em 1”, “8 em 7” etc. Esta é uma grande vantagem dos lançamentos: pico de faturamento. É muito mais fácil alcançar esses números com um lançamento que no perpétuo.
Principais desvantagens de fazer Lançamentos
Por não ser um trabalho recorrente, você vai precisar de um planejamento muito bom para cada lançamento e seus ciclos. Precisa ter claro quantos lançamentos você consegue fazer por ano, quanto tempo vai trabalhar em cada lançamento para engajar a audiência e fazer as vendas.
Como a receita é gerada em pequenos espaços de tempo, é preciso ter bastante cuidado e controle com seu fluxo de caixa para garantir a sustentabilidade do negócio.
Além disso, você terá uma demanda de trabalho maior em um período de tempo mais curto, o que exige que os erros sejam minimizados ao máximo para que isso não afete tanto o seu faturamento.
Lançamento ou Perpétuo, como saber a melhor opção?
Sabendo quais as diferenças, vantagens e desvantagens entre essas duas estratégias, resta responder à pergunta: qual a melhor estratégia?
Contudo, para responder a isso você precisa levar em consideração: quanto esforço você consegue fazer para aplicar a estratégia? Você pode investir financeiramente na aplicação dessa estratégia? Também é preciso levar em conta se você tem uma audiência, se ela é engajada etc.
A melhor estratégia é a que você conseguirá aplicar da melhor maneira dentro da sua realidade.
Nós atendemos diversos produtores digitais e podemos afirmar pela nossa experiência no mercado: ambas as estratégias bem aplicadas dão resultado e é possível inclusive usar as duas estratégias – perpétuo e lançamento – juntas.
Por isso a dica que quero te dar no fim desse artigo é: independente da estratégia que você escolher, comece a aplicar agora. Quanto antes você começar, mais rápido você consegue testar e entender o que se aplica melhor ao seu negócio!