Empreendedorismo Digital: o que é e quais são os desafios e oportunidades

Empreendedorismo Digital:

Em busca de mais flexibilidade, melhores condições de trabalho, comodidade e realização pessoal, cada vez mais pessoas têm olhado para a internet como um caminho para começarem seus próprios negócios.

Somando a isso a possibilidade de começar um negócio com baixo investimento inicial, a possibilidade de retorno mais rápido, o acesso cada vez mais fácil à internet e a ampliação das possibilidades de atuação no ambiente digital, encontramos a força da tendência do empreendedorismo digital.

O empreendedorismo digital permite que profissionais das mais diversas áreas possam começar um negócio investindo muito menos que em seus mercados off-line, e sem uma equipe grande (em alguns casos sem nenhuma equipe) ou uma estrutura mais complexa.

Se você quer começar seu negócio digital mas ainda não sabe por onde começar, este artigo vai te ajudar. Você vai entender o que é o empreendedorismo digital, como começar, quais os desafios e oportunidades pra você, como ter sua empresa e muito mais.

 

O que é Empreendedorismo Digital?

Empreendedorismo Digital é você criar um negócio que funcione de forma digital, ou seja, pela internet.

Esse “novo mercado” tem atraído muitas pessoas pelo fato de que é possível ter grandes resultados e condições de trabalho mais flexíveis. Imagine que para abrir uma loja física você tem todo um investimento inicial para a estrutura, enquanto para a abrir a mesma loja no ambiente digital (e-commerce) o investimento inicial é mínimo.

Seu negócio digital pode ser um e-commerce, uma escola online, pode ser a oferta de seus serviços online, um blog onde você produz conteúdo ou pode ser uma empresa de infoprodutos. São muitas opções, e com o crescimento do mercado as possibilidades só aumentam.

 

Como ser um Empreendedor Digital?

O empreendedorismo digital atrai muitas pessoas, mas existem alguns aspectos que precisam ser levados em conta. Começar um negócio e ganhar dinheiro na internet, embora seja algo mais simples que começar um negócio off-line, não é algo que se faz de qualquer jeito.

Essa mentalidade de que ganhar dinheiro na internet é muito fácil, tem feito muita gente pensar que um negócio digital não exige nenhum esforço. A internet é um canal, ela não faz nada pra você. Então existem alguns esforços que você precisa fazer para ter retorno no seu negócio.

 

Defina seu Nicho de Mercado

É muito importante que você conheça o mercado em que pretende atuar. Só assim você vai poder traçar suas estratégias de forma inteligente.

A internet te dá a oportunidade de alcançar pessoas diferentes, com perfis variados, mas isso não quer dizer que você vá atingir todas as pessoas com o seu produto ou serviço.

É preciso que você crie algo que sirva a um grupo específico de pessoas. Quanto mais específico, melhor. Isso te permite focar em um problema específico que você pode resolver com sua habilidade ou conhecimento. Então defina quem você vai ajudar, valide quais os problemas que essa pessoa tem, identifique que problema você vai resolver e foque nisso.

 

Faça um bom Plano de Negócios

Isso é muito negligenciado por empreendedores digitais. Você precisa ter algumas diretrizes estabelecidas. Não adianta apenas criar um produto ou começar a oferecer seu serviço sem definir seus objetivos, como vai funcionar seu negócio ou como seu negócio se tornará sustentável.

Imagine que você comece a oferecer serviços de consultoria por um preço baixo, e depois descubra que mesmo com a agenda cheia, sua receita está abaixo e você não tem como expandir ou escalar o negócio. É isso que a falta de planejamento faz.

Além disso, como já falamos nesse artigo, no digital há diversas formas de fazer negócios. Você pode começar como afiliado, pode criar um infoproduto e vendê-lo na internet, pode vender uma habilidade sua como designer ou gestor de tráfego, pode ser coprodutor de um expert..

Você precisa então entender onde você vai se encaixar melhor no mercado, para ter um negócio sólido e focar seus esforços no lugar certo.

Se quiser entender melhor essas possibilidades, em nosso blog você encontra artigos sobre como começar sendo afiliado ou infoprodutor, como trabalhar com coprodução, como abrir sua empresa de cursos online e muito mais.

Depois de definir quem você vai ajudar e como você vai atuar, é hora de definir seu plano. E embora seja essencial, não precisa ser o “plano perfeito”, porque ele não existe. Um canvas pode te ajudar a ter clareza das ações que você irá tomar no mercado para validar seu negócio e ajustar aquilo que for necessário. A palavra-chave aqui é equilíbrio: não espere o plano perfeito, mas não faça as coisas de qualquer jeito.

 

Aprenda sobre os fundamentos do Marketing Digital

Se o seu negócio é digital, você precisa entender os canais e estratégias que estarão à sua disposição na internet. Você precisa garantir que as pessoas certas conseguem encontrar seu negócio na internet.

Por mais que num negócio digital não existam barreiras geográficas, é importante saber que cada canal tem sua própria dinâmica. Um e-mail é diferente de um post no Instagram, que é diferente de um blog post e por aí vai. Em cada canal existe uma comunicação mais assertiva e você precisa entender como isso funciona para o seu público.

Para isso você precisa de ter um planejamento de marketing. Aí você vai definir que canais, formatos e estratégias vai utilizar para o crescimento do seu negócio.

 

Os desafios e oportunidades para o Empreendedor Digital

Como em qualquer ambiente de negócios, você vai enfrentar alguns desafios como empreendedor digital iniciante, e isso é natural, afinal você não será a única pessoa na internet tentando fazer seu negócio prosperar.

Existem alguns desafios que são comuns aos empreendedores digitais iniciantes, e é sobre eles que falaremos agora, assim você pode ir identificando quais serão os mais difíceis para você e como você pode “driblar” essas dificuldades.

 

Os grandes players

Independente do mercado em que você vá atuar, já haverão os grandes nomes, que são aquelas pessoas ou empresas que já são consideradas autoridades no mercado.

O desafio do empreendedor iniciante é conseguir “aparecer” para o público mesmo sem ter a mesma autoridade daquele grande player.

Justamente por isso você precisa conhecer o mercado onde quer atuar, para identificar as “brechas” e “pontos cegos” que esses gigantes estão deixando de cobrir e se encaixar nesse espaço (nicho). Acredite, elas existem, e você que é pequeno pode aproveitá-las mais rápido que os gigantes.

 

Administrar seus recursos de forma certa

É muito comum que empreendedores não consigam administrar bem o seu caixa o início. A falta de educação financeira que a maioria da população brasileira sofre vem de casa para a empresa.

Por isso é importante o planejamento do negócio. Assim você vai poder ter clareza do quão sustentável será a empreitada, por quanto tempo você consegue se manter de acordo com o seu cenário, quanto você poderá investir no negócio e como vai agir de acordo com suas receitas.

Para isso é importante que você tenha noções básicas de educação financeira e posteriormente, com a estruturação do seu negócio, conte com apoio contábil especializado.

 

Engajamento inicial

As pessoas tendem a engajar com algo ou alguém que se torna referência para elas. Se você não tem uma autoridade reconhecida, você vai precisar caprichar para que o que você produzir se torne referência.

Aqui entra a importância de conhecer quem você quer ajudar, para saber exatamente que problema você pode ajudar a resolver, conhecer o mercado para saber o que as referências estão oferecendo e poder oferecer algo ainda melhor e as estratégias de distribuição do conteúdo, para garantir que o que você produz chegue a essas pessoas.

Assim, com um conteúdo mais completo e personalizado, um vídeo ou artigo seu podem se tornar referência para alguém, que vai engajar, que pode recomendar para outra pessoa e seu engajamento começa e crescer.

 

Capacidade de operação

Normalmente você começa pequeno, por isso o foco é importante. Você verá os grandes players em diversas redes sociais, além de e-mail, site, blog, etc. Isso ocorre porque eles já tem uma capacidade de operação, uma empresa consolidada ou vários prestadores de serviço que fazem “a roda girar”.

Você não terá a mesma capacidade operacional no início, provavelmente. Então escolha bem seus canais, sempre pensando: onde está a persona que eu quero atender? A partir daí, adote uma estratégia que esteja de acordo com as suas possibilidades. Com paciência e persistência virão os resultados e você pode ir expandindo sua presença digital e consequentemente, seu negócio.

 Bem, esses são os principais desafios para o empreendedor digital iniciante. Mas, existem também oportunidades que você pode aproveitar começando seu negócio digital hoje. Vamos falar sobre elas agora.

 

Crescimento do ambiente digital

O empreendedorismo digital não para de crescer. E isso traz inúmeras oportunidades para os mais diversos profissionais. Não importa qual seja seu conhecimento ou habilidade, com a expansão do mercado, oportunidades surgem para você.

 

Facilidade de atingir mais pessoas

Qual foi a última vez que você pesquisou por um produto, serviço ou informação na internet? Pode ter sido há minutos atrás, talvez foi assim que você chegou a este artigo.

A internet é cada vez mais utilizada pelas pessoas para buscarem algo que solucione seus problemas. Se você está na internet, você pode ser encontrado(a).

 

Custo de operação reduzido

No início, como você vai ter um foco num número menor de possibilidades, você terá menos custos. Seu custo só vai crescendo de acordo com o crescimento do seu negócio, então você pode investir muito pouco pra se tornar um empreendedor digital.

Exemplo: um grande player que publica diversos vídeos, em redes sociais diferentes, mais alguns artigos, mais um e-book por mês e dispara e-mails para uma base de leads, tem custos de operação com redatores, social mídias, editores de vídeo, ferramentas, etc, diferente de uma pessoa que começa pequeno, com uma operação enxuta.

Essas são só algumas de tantas oportunidades que você pode aproveitar tendo seu negócio estruturado na internet.

 

Regularize seu Negócio Digital

Este é um passo importante para qualquer negócio: a regularização. Embora seu negócio, sua operação e até mesmo seus produtos sejam digitais, o negócio digital é um negócio que tem obrigações como qualquer outro negócio físico.

Por isso é importante que, com o crescimento, você busque parceiros especializados para te ajudarem a manter seu negócio seguro. A Acountech é uma contabilidade digital especializada em negócios online que atende desde empreendedores digitais que já tem seu negócio e querem regularizá-lo até aqueles que querem abrir sua empresa já desde o início.

Nós garantimos aos nossos parceiros toda a segurança que eles precisam com a parte burocrática, fiscal do seu negócio. Além disso, oferecemos sede virtual gratuita para nossos clientes, o que é uma mão na roda se você não tem um endereço autorizado a ser o endereço fiscal da sua empresa.

Agora que você já sabe como se tornar um empreendedor digital, é hora de analisar suas possibilidades e colocar a mão na massa! Se precisar de ajuda com a abertura do seu negócio, fale com a gente, negócios digitais são a nossa especialidade!

 

Compartilhe

Acountech
Acountech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =

Entre para o nosso canal do Telegram

Clique no botão abaixo e acompanhe nossos conteúdos no Telegram

Artigos recentes

atendimento

Preencha o formulário e seja atendido agora por um especialista

AO CLICAR EM “IR PARA O WHATSAPP” VOCÊ CONCORDA COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA ACOUNTECH.

Copy link
Powered by Social Snap