No dinâmico e competitivo mundo do marketing digital, uma gestão financeira eficiente é crucial para o sucesso de qualquer Agência de Marketing.
Compreender as particularidades fiscais e contábeis do setor pode ser desafiador, mas contar com uma contabilidade especializada pode transformar a maneira como sua agência opera e impulsionar o seu negócio.
Neste artigo, exploraremos como decisões estratégicas desde a abertura do CNPJ da agência até a gestão diária podem ser otimizadas com o apoio de uma contabilidade estruturada e personalizada para o seu negócio.
Abrindo sua Agência de Marketing Digital
Se você ainda está no estágio de abrir sua empresa, ou mesmo que você já tenha um CNPJ, é essencial analisar profundamente pontos como:
- Quais são as atividades exercidas pelo seu negócio;
- Se já tem pessoas trabalhando com você;
- Se haverá sociedade;
- Qual é o seu faturamento.
Esta análise permitirá que você dê um passo seguro na regularização do seu negócio digital enquanto otimiza a carga tributária. Vamos destrinchar cada um destes pontos a partir de agora.
Escolha da Natureza Jurídica para a Agência de Marketing
Esta é uma das decisões que impactam o futuro de sua agência. As opções mais comuns para este tipo de negócio são a LTDA (Limitada) e a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal). Entenda quando se aplicam:
- LTDA: Composta por dois ou mais sócios, oferece a vantagem da divisão de responsabilidades e pode ser ideal para negócios com vários fundadores.
- SLU: Permite que um único empreendedor seja o titular da empresa, proporcionando maior controle e simplificação na tomada de decisões.
Escolher a natureza jurídica correta pode influenciar diretamente na estrutura administrativa e nas obrigações fiscais de sua agência.
Um exemplo disso é que a SLU, por exemplo, proporciona separação entre os bens pessoais e os da empresa, e isso oferece maior proteção financeira, tanto para a empresa quanto para o empreendedor.
Escolha correta de CNAE
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) define as atividades econômicas de sua empresa para fins fiscais e regulamentares.
Por isso, a seleção dos CNAEs correspondentes à todas as atividades que sua empresa desempenha, garante que sua agência esteja em conformidade com as exigências legais e fiscais, evitando problemas futuros.
Para agências de marketing digital, os códigos CNAE mais comuns incluem atividades de consultoria em publicidade, marketing direto e portais de internet.
Esta é uma composição comum de CNAEs, que abrange as principais atividades de uma agência de marketing digital:
- 7311-4/00 Agência de Publicidade;
- 7319-0/02 Promoção de vendas;
- 7319-0/03 Marketing direto;
- 7319-0/04 Consultoria em publicidade.
Se sua agência atua também com coprodução, lançamentos ou venda de cursos online, você pode incluir também os CNAEs 8599-6/04 de Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial e 4761-0/01 para venda de e-books.
Uma escolha acertada do CNAE impacta positivamente na eficiência fiscal e na conformidade regulatória de sua agência.
Planejamento Tributário
Um planejamento tributário bem estruturado e personalizado significa mais previsibilidade, rentabilidade, uma operação financeira saudável e sem problemas com o fisco.
Principalmente neste contexto, o auxílio de uma contabilidade especializada nas atividades do mercado digital e na legislação vigente, é essencial. Não basta saber a lei, mas aplicá-la à realidade do mercado digital.
Só com essa expertise, sua agência estará 100% regularizada.
Agora, falando em Regimes Tributários, os principais são o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Aqui iremos abordar o Simples Nacional e o Lucro Real, por serem as principais escolhas para grande parte das agências de marketing digital.
Via de regra, a escolha mais vantajosa é o Simples Nacional, onde você começa pagando um 6% de impostos para um faturamento médio de até R$15 mil por mês.
É importante ressaltarmos que a alíquota de 6% é variável e proporcional ao seu faturamento, ou seja, conforme o seu faturamento aumenta, a alíquota aumenta junto e você ainda precisará pagar 11% de INSS sobre o seu pró-labore (salário de sócio da empresa).
Já o Lucro Presumido, pode ser bastante interessante dependendo do seu faturamento. Isso porque neste regime, a alíquota de impostos é fixa, diferente do Simples Nacional.
Neste caso, a porcentagem do imposto será entre 13,33% e 15,33%, considerando 11,33% de impostos federais e entre 2% e 5% de ISS que varia de acordo com cada município.
Percebeu como com um planejamento tributário adequado às necessidades específicas de sua agência, é possível identificar oportunidades de economia e evitar surpresas desagradáveis?
No regime tributário adequado, sua agência estará sempre em conformidade com as obrigações fiscais, evitando multas e penalidades.
Contabilidade especializada para Agência de Marketing Digital
Uma contabilidade especializada proporciona tranquilidade, permitindo que você se concentre no que realmente importa: dedicar mais tempo e recursos ao desenvolvimento de estratégias e campanhas para o crescimento e o sucesso de sua agência de marketing digital.
Com o nosso apoio na sua gestão contábil e tributária, você não precisará se preocupar com questões burocráticas, como emissão de nota fiscal, retirada de lucros e pró labore. Haverá sempre um especialista pronto para te ajudar com esses tópicos, responder suas dúvidas e prestar assistência em todos os aspectos relacionados à gestão da sua empresa.
A Acountech oferece serviços completos de gestão contábil e tributária, utilizando ferramentas inovadoras que garantem agilidade e precisão.
Somos parceiros de sistemas como Notazz, Conta Azul, Remessa Online e Banco Cora. Tudo para facilitar a gestão financeira e contábil da sua agência e proporcionar dados em tempo real para melhor tomada de decisões.
Uma contabilidade bem gerida impacta diretamente no sucesso a longo prazo. Com a Acountech, você terá um parceiro confiável que entende as nuances do mercado digital e está comprometido com o seu crescimento.
Nosso atendimento é 100% humanizado e personalizado, feito através de WhatsApp, chamadas de vídeo ou e-mail, garantindo suporte dedicado e eficiente que atende às necessidades específicas de cada cliente.
Muitas agências de marketing digital já se beneficiaram dos nossos serviços. Com a Acountech, essas agências conseguiram otimizar seus processos contábeis, economizar com planejamento tributário e alcançar novos patamares de crescimento.
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