Qual o CNAE correto para Marketing Digital?

Qual CNAE correto para empresa de marketing digital

O digital transformou a forma de se fazer marketing tanto para empresas gigantes como para o empreendedor em pequenas e médias empresas e até o microempreendedor individual.

O marketing feito nos canais digitais, ou seja, o marketing digital, trouxe uma série de “novas profissões” e muita gente entrou e continua entrando nesse mercado prestando serviços, vendendo infoprodutos e abrindo empresas especializadas nas mais diversas atividades e mercados que o marketing digital abrange.

Ao mesmo tempo que isso é interessantíssimo, pois mostra as inúmeras possibilidades que o digital oferece, essa expansão de mercados e atividades também gera certa confusão na hora de abrir uma empresa ou de regularizar o negócio, principalmente sobre o CNAE correto para o marketing digital.

O que já te adiantamos é que isso depende da sua atividade. Então se você está começando a trabalhar com marketing digital ou se já tem um negócio e quer regularizar a sua empresa, mas tem dúvidas sobre como fazer isso do jeito mais seguro, este artigo foi preparado para você.

Fique conosco até o final e aprenda tudo o que você precisa saber para abrir ou regularizar sua empresa de marketing digital!

 

O que é um CNAE?

CNAE é uma sigla que significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas. É um código que identifica as atividades econômicas de uma empresa.

Toda empresa no Brasil precisa ter pelo menos um CNAE que corresponda à sua atividade, mas também é possível utilizar CNAEs secundários, que são relacionados às atividades que a empresa desenvolve além daquela principal.

Na Acountech nós utilizamos sempre uma composição de CNAEs para apoiar nossos clientes, dando toda a segurança necessária para que desenvolvam seus negócios de forma adequada e sem problemas com o fisco e a Receita Federal.

 

O que saber antes de escolher um CNAE

É importante que você tenha clareza sobre em quais áreas a sua empresa irá atuar e que atividades irá desenvolver, afinal, cada atividade secundária precisará de um CNAE secundário para que sua empresa esteja segura.

Depois disso, é preciso fazer uma análise fiscal e tributária para definir em que regime tributário você pode atuar com mais segurança e vantagens de acordo com suas atividades e faturamento.

Em geral, o Simples Nacional é o regime mais barato para negócios digitais, por isso é interessante ver se a sua atividade tem um CNAE admitido por este regime.

Em alguns casos, você poderá atuar como MEI, em outros não. Por isso é de suma importância que você verifique se a sua atividade é permitida pelo MEI, pois embora o MEI se enquadre no Simples Nacional, nem todos os CNAEs do Simples Nacional se enquadram no MEI.

 

Qual a importância de escolher o CNAE correto para Marketing Digital?

É preciso ter bastante cuidado na escolha de CNAEs para marketing digital, pois a grande maioria das atividades deste mercado não tem uma legislação definida no Brasil ainda (exceção apenas para afiliados e para  infoprodutores que comercializem e-books), o que faz com que muitos empreendedores errem na hora de escolher e tenham problemas.

Por isso se faz necessária uma análise profunda do negócio, entendimento do mercado e da legislação, pois escolher o CNAE errado trará problemas com a Receita Federal além de uma tributação errada que fará você pagar mais impostos que o necessário, ou seja, perder dinheiro.

Como adiantamos no início do artigo, a escolha está diretamente ligada às atividades da sua empresa. E você pode utilizar os CNAEs secundários para respaldar atividades que você pretenda incluir ao seu trabalho.

Por esses motivos, nós buscamos sempre após uma análise do negócio do cliente, montar um composto de CNAEs que “cubram” 100% das atividades da empresa.

 

Qual o CNAE devo utilizar para Marketing Digital?

A ausência de uma legislação específica para as atividades do marketing digital não quer dizer que você não possa exercê-las de forma regularizada. Isso apenas exige um estudo mais minucioso da sua atividade, da legislação e uma interpretação correta dos CNAEs disponíveis para enquadrar-se no CNAE que corresponda à(s) sua(s) atividade(s) no marketing digital.

Iremos listar abaixo os principais CNAEs para marketing digital que utilizamos com nossos clientes, para que você entenda que embora não exista um CNAE específico, é possível utilizar corretamente um CNAE para marketing digital.

 

Gestor de tráfego

Normalmente utilizamos o CNAE 7319-0/03 – Marketing direto e o 5819-1/00Edição de cadastros, listas e de outros produtos digitais.

Há possibilidade de regularizar seu negócio como gestor de tráfego pelo MEI, se você quiser saber mais, leia este artigo completo sobre o assunto.

 

Afiliado e Dropshipping

Como já mencionamos aqui e no nosso artigo especial sobre afiliados, a atividade de afiliado já tem um CNAE definido pela Receita Federal. É o 7490-1/04Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

Este mesmo CNAE pode ser utilizado para uma empresa de dropshipping, pois nesta modalidade você não faz uma venda direta, mas a intermediação de uma venda (entre seu fornecedor e o seu comprador). Se quiser entender mais sobre tributação, impostos e abertura de empresa de drop, leia nosso artigo específico sobre essa atividade clicando aqui.

 

Youtuber

Como Youtuber você pode monetizar de diversas formas, e também há uma diversidade de conteúdos que você pode produzir no seu canal. Essas variáveis precisam ser levadas em conta na hora de escolher a sua composição de CNAEs.

Aconselhamos que como CNAE principal de Youtuber, você use o 6319-4/00Portais provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet, podendo acrescentar como CNAEs secundários os da lista abaixo (a depender das atividades do seu canal):

  • 5911-1/99 – Atividade de Produção Cinematográfica, de Vídeos e de Programas de Televisão Não Especificado anteriormente;
  • 5912-0/99 – Atividade de Pós-Produção Cinematográfica, de Vídeos e de Programas de Televisão Não Especificado anteriormente;
  • 5911-1/02 – Produção de filmes para publicidade;
  • 9001-9/01 – Produção Teatral.

Neste artigo, falamos mais sobre contabilidade para Youtubers.

 

Produtor Digital

Se você quer abrir uma empresa como infoprodutor, o CNAE correto para você é o 8599-6/04Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.

Este CNAE inclusive te permite iniciar o seu negócio como MEI, o que pode ser uma vantagem no começo do seu negócio, mas, requer alguns cuidados importantes a partir do momento que o faturamento comece a crescer e de acordo com suas atividades (lembre-se: se você incluir um CNAE secundário que não esteja incluído no MEI, sua empresa não poderá ser MEI).

Explicamos tudo sobre MEI e produtor digital neste artigo aqui.

 

Social Media

Uma das profissões que mais cresce no mercado digital é a do social media, sem dúvidas. Se você é esse(a) profissional, o seu CNAE principal é o 7311-4/00Agências de publicidade.

Escrevemos um artigo completo onde explicamos até a composição de CNAEs que utilizamos para nossos clientes e esclarecemos dúvidas sobre MEI e Pessoa Física. Para ler o artigo completo é só clicar aqui.

 

Venda de e-books

Se você vende e-books (seus ou como afiliado), você precisa incluir os seguintes CNAEs na sua empresa:

  • 5811-5/00Edição de livros
  • 4761-0/01Comércio varejista de livros

Assim você poderá gozar dos benefícios de imunidade tributária ou de redução tributária. Para você entender isso de forma simples: se o seu produto é exclusivamente um e-book, você poderá emitir sua Nota Fiscal sem o ICMS, isso é a imunidade tributária.

Agora, se você vende um curso e dentro do curso há e-books, você não tem isenção tributária no infoproduto completo, mas sim uma redução tributária. Existe uma diferença.

O que você precisa fazer é uma segregação coerente dizendo a que percentual do infoproduto corresponde o e-book, só assim você terá segurança tributária.

Cuidado, tem muita gente que faz errado por não saber ou que tenta dar um “jeitinho”, não corra esse risco! Se você quiser entender tudo sobre comércio de e-books e como fazer a imunidade ou redução tributária corretamente, leia este artigo.

Contabilidade especializada no mercado digital

Trabalhar no mercado digital corretamente, dentro da lei é possível quando você escolhe corretamente o seu CNAE para marketing digital.

Neste artigo nós esclarecemos as principais dúvidas que recebemos sobre o assunto, desfizemos algumas confusões e desmistificamos alguns assuntos. Mas, se você não quiser correr nenhum risco com o seu negócio, o ideal é que você tenha apoio com a sua contabilidade.

Uma contabilidade especializada em negócios digitais – como a Acountech – vai te dar toda a segurança que você precisa para trabalhar dentro da lei, resguardado(a) e sem dores de cabeça. Nós cuidamos de toda a parte burocrática com um atendimento consultivo, rápido, digital e humanizado.

Já são centenas de clientes de todo o Brasil, das mais diversas ocupações do mercado digital que estão contando com o nosso apoio, todas as nossas vantagens e benefícios e o melhor de tudo: com um preço justo, que você pode pagar.

Seu negócio é digital, por que sua contabilidade seria diferente? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer com um serviço personalizado.

Compartilhe

Acountech
Acountech

2 respostas

  1. Me chamo Natália !!
    E gostaria muito de tirar todas as minhas dúvidas sobre o mercado digital !!!
    Uma das dúvidas é se tem a possibilidade de abrir um CNPJ MEI em nome do meu filho menor e se pode ser a atividade que engloba todas as profissões do Markenting Digital? porque estou comentando agora a sermos influencers eu e meus filhos e me marido marido, nas redes sócias e fizemos um canal no YOUTUBE. Estou me afilando em produtos nas plataformas , pensei em fazer vendas por Dropshipping com meus produtos também de Semijóias.
    E eu não sei porque é caro os impostos e eu não tenho nem faturamento estou começando agora sem nada capital zero 0 .

    1. Olá Natália, tudo bem?
      Caso seu filho tenha 16 ou 17 anos também pode sim se registrar como MEI desde que sejam legalmente emancipado.

      Com relação as atividades não são todos os CNAEs do marketing digital que são permitido iniciar como MEI.
      Podemos esclarecer todas suas dúvidas em nosso atendimento. Entre em contato com Acountech que será um prazer te atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Entre para o nosso canal do Telegram

Clique no botão abaixo e acompanhe nossos conteúdos no Telegram

Artigos recentes

atendimento

Preencha o formulário e seja atendido agora por um especialista

AO CLICAR EM “IR PARA O WHATSAPP” VOCÊ CONCORDA COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA ACOUNTECH.

Copy link
Powered by Social Snap