Afiliado digital: a porta de entrada para seu negócio na internet

Afiliado digital

Se você está buscando começar um novo negócio seja para complementar a renda ou por que quer empreender, já deve ter tido contato com os negócios digitais, que nada mais são do que negócios feitos pela internet. E aqui existe uma oportunidade de ouro pra você: o mercado de afiliado digital, a forma mais simples e rápida de começar a vender pela internet.

É sobre esta oportunidade que vamos falar nesse artigo. Então se você quer saber como se tornar um afiliado, você vai encontrar aqui um guia que abrirá as portas dos negócios digitais pra você.

 

Como funciona o mercado de afiliados?

Basicamente o afiliado é a pessoa que vende o produto digital de alguém. Você se “afilia” a um produto e começa a vendê-lo, ganhando uma comissão em cada venda. Em outras palavras, você se torna um(a) promotor(a) daquele produto.

Para isso, existem algumas plataformas onde você pode acessar milhares de produtos para afiliação em vários nichos diferentes. Essas plataformas também gerenciam as transações efetuadas pelos afiliados e produtores.

Aqui está a grande vantagem e o porquê de dizermos que esse mercado é a “porta” dos negócios digitais: você não precisa ter um produto pra começar seu negócio digital como afiliado, também não precisa se preocupar com a parte de gerenciamento de pagamentos dos seus clientes, entrega de produto e recebimento de comissão. Todo esse processo é feito automaticamente pelas plataformas de produtos digitais.

O processo é basicamente esse: você se cadastra na plataforma, escolhe o(s) produto(s) que quer vender, analisa a comissão e ao se afiliar ao produto recebe um link de divulgação que poderá ser usado no seu site, blog, redes sociais e até para fazer vendas diretas usando o WhatsApp.

Cada venda feita pelo seu link, gera uma comissão que você pode ver dentro da plataforma em que está trabalhando e movimentar da plataforma para sua conta bancária.  

IMPORTANTE: existem regras que tem alguma variação de plataforma pra plataforma, mas basicamente todas funcionam assim.

Basicamente esse é o processo que envolve o mercado de afiliados digitais por aqui. Entendido como funciona, vamos ao próximo passo.

 

O que é preciso para se tornar um afiliado?

Qualquer pessoa maior de idade pode se tornar um afiliado. Você consegue se cadastrar na maioria das plataformas apenas com um CPF e um e-mail válidos.

Seja qual for o seu perfil, nicho e escolaridade, você pode ser um afiliado. Por isso este é um mercado que atrai muita gente. A facilidade de entrada e a democratização do “negócio na internet” são o diferencial desse tipo de negócio.

Você não precisa de uma formação específica, não precisa ter um produto nem precisa ter um CNPJ (pelo menos no começo).

 Então se você é autônomo, se quer complementar renda, se você tem um blog, se quer entrar no mundo dos negócios online, não tenha dúvida de que essa é a sua melhor chance.

 

Como é o trabalho de um afiliado?

Embora seja um mercado de fácil entrada, o trabalho de um afiliado não é uma coisa trivial, simplória.

As plataformas cuidam de boa parte do processo logístico de entrega, pagamento e recebimento pra você, mas os resultados dependem unicamente do afiliado.

Então esqueça as promessas de “produto que se vende sozinho” ou qualquer outra facilidade de ganhar dinheiro na internet sem esforço nenhum. Não existe almoço grátis.

O afiliado tem um negócio. Independente de ser uma renda complementar, não ser o trabalho principal, você precisa encarar como uma empresa, e isso exige comprometimento. Muitas pessoas não alcançam resultados por não fazerem a sua parte do trabalho.

Você vai se envolver com atividades de várias áreas no seu negócio, como marketing, vendas, planejamento, financeiro. Isso não é trivial.

Você já deve ter visto algum(a) influenciador(a) que monetiza a sua audiência nas redes sociais fazendo posts sobre determinados produtos, cursos, livros e etc, tudo isso é o mercado de afiliados em ação.

 

Dicas práticas para começar seu negócio como afiliado

Embora esse tipo de negócio dependa bastante da sua estratégia, das técnicas que você domina e do público que você tem ou quer atingir, essas dicas podem te ajudar.

 

Tenha metas claras

Defina qual o seu objetivo com o negócio de afiliado, qual a sua meta financeira a curto, médio e longo prazo, quanto tempo você pode dedicar a esta tarefa diariamente e aí defina o que você vai fazer, que ações vai adotar para alcançar suas metas. Isso vai te ajudar a escolher o produto e a estratégia certa para crescer seu negócio.

 

Defina um problema a resolver e foque nele 

Antes de se afiliar a um produto, pense: quem são as pessoas que eu consigo ajudar?

Exemplo: se você tem um blog sobre viagens, o que vale mais à pena (para sua audiência): promover um curso de inglês ou um curso de marketing digital?

Isso vai te ajudar a focar sua energia em menos coisas e testar o mercado. Conforme você ganhar experiência, aumenta sua esteira de produtos.

 

Fique de olho nas finanças

Você pode começar seu negócio fazendo tudo sozinho, principalmente se você está experimentando.

Porém existem limites de faturamento para pessoa física e ao bater esse limite, você precisa de um CNPJ para movimentar seu dinheiro.

 Além disso, uma contabilidade especializada em afiliados vai te ajudar a não perder dinheiro, pagando impostos além do devido.

 

Melhores sites para se tornar um afiliado

Por fim fizemos uma lista com algumas plataformas que você pode experimentar como afiliado. Na lista temos opções de produtos físicos e digitais, então pense no que mais se encaixa no seu perfil.

 

  • Hotmart – Maior plataforma de produtos digitais do Brasil
  • Eduzz – Produtos digitais e físicos
  • Amazon Associados Ideal para quem gosta de livros
  • Monetizze A plataforma mais jovem do mercado de infoprodutos, semelhante a Hotmart e Eduzz.
  • PolishopSemelhante ao programa do Magazine Luiza.

Se você se sente mais situado(a) no mercado e está pronto(a) pra começar, vá em frente! Aqui você já encontrou o conhecimento essencial pra começar.

 Mas se você mira a grande escala, vai precisar de um CNPJ. Nessa parte, conte conosco. Nós cuidamos de negócios de afiliados e podemos te ajudar em todo o processo de abertura da sua empresa, orientação tributária, planejamento financeiro, tudo para que você tenha um negócio dentro da lei.

 Entre em contato!

Compartilhe

Acountech
Acountech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 16 =

Entre para o nosso canal do Telegram

Clique no botão abaixo e acompanhe nossos conteúdos no Telegram

Artigos recentes

atendimento

Preencha o formulário e seja atendido agora por um especialista

AO CLICAR EM “IR PARA O WHATSAPP” VOCÊ CONCORDA COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA ACOUNTECH.

Copy link
Powered by Social Snap