É grande o número de pessoas que começam a produzir conteúdo na internet com o objetivo de se tornar um(a) influencer digital, sobretudo em redes sociais como o Instagram e YouTube.
Se sua carreira como influencer digital está crescendo, você pode ganhar dinheiro de diversas formas através do engajamento que você tem na internet, e com isso surgem questões sobre impostos, abertura de empresa, controle financeiro, etc.
Por isso preparamos este artigo para você que é influencer e quer saber como regularizar e expandir o seu negócio digital. Fique conosco e entenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto e dicas para você maximizar seus resultados.
O que um Influencer Digital faz?
Você já deve ter percebido que não é mais preciso estar num grande canal de mídia para alcançar a fama. Um grande exemplo disso são os influencers digitais no Instagram. Basicamente para começar seu caminho, você não precisa de nada além de uma conta numa rede social, que é gratuita.
O influencer digital é um formador de opinião que consegue influenciar multidões de seguidores em redes sociais como o Instagram, Twitter e YouTube e que consequentemente, consegue monetizar sua influência fechando parcerias com marcas que se alinham com a sua audiência e suas opiniões.
Logo, você que é influencer tem a função de construir relacionamento com uma audiência, ganhar a confiança dessa audiência e a partir daí transferir essa confiança para as marcas que são/serão suas parceiras.
Como um influencer digital ganha dinheiro?
A principal fonte de receita de um influencer digital é a publicidade, ou seja, a divulgação de produtos, marcas e serviços para a sua audiência. Os ganhos variam de acordo com o número de seguidores que você tiver. Se você é um microinfluenciador (de 10 a 25 mil seguidores), seus ganhos são diferentes de um grande influenciador. É assim que funciona o Marketing de Influência.
Um influencer digital no Instagram, por exemplo, pode ganhar de R$ 5 mil a R$10 mil por anúncio patrocinado caso ele tenha mais de 100 mil seguidores na rede.
É importante lembrar que o seu maior ativo será a sua imagem e credibilidade, é ela que você vai “vender” às marcas que buscam influencers.
Entendida esta parte, vamos entender as principais formas de ganhar dinheiro como influencer digital.
Posts patrocinados (publi posts)
São a maior fonte de renda dos influencers digitais. Basicamente, as empresas pagam a você para que você indique seus produtos e serviços da forma mais autêntica possível. Assim, através de você, essas marcas se aproximam das pessoas que estão na sua audiência.
Para manter sua credibilidade com a sua audiência, é importante que você analise bem se a marca está alinhada ao comportamento e valores do seu público e que você seja sempre transparente sinalizando que aquele é um post pago.
Produtos recebidos
Normalmente as marcas parceiras enviam para o influencer um produto (geralmente um lançamento) para que você faça um “review” dele apresentando-o ao seu público. Em troca você ganha uma comissão pelas compras que vierem das suas indicações.
Em relação à credibilidade da sua imagem, a regra é a mesma dos posts patrocinados: só recomende aquilo que você de fato usa ou usaria.
Vendas de infoprodutos
Esta é uma forma muito utilizada para monetização de influencers digitais. Você já deve ter visto na descrição de algum vídeo no YouTube um link para comprar alguma coisa apresentada no vídeo.
Seja um um produto ou serviço, de terceiros ou próprio, você pode usar a sua influência e autoridade com a sua audiência para promover vendas diretas e monetizar sua audiência desta forma.
Cursos online, palestras e mentorias
O influencer digital exerce de certa forma, uma autoridade sobre a sua audiência. E isso pode ser convertido nesse formato de produtos. Não é incomum ver pessoas que vendem o seu conhecimento na internet.
Dessa forma, além de monetizar sua audiência diretamente, você reforça a sua autoridade no mercado, ensinando outras pessoas a também se destacarem na internet.
Compensa abrir empresa sendo Influencer Digital?
Muitas pessoas começam neste mercado como pessoa física, ou seja, sem abrir empresa, porém com o crescimento esbarram em questões que limitam o seu negócio.
São questões como Imposto de Renda, que já precisa ser pago por pessoas que faturem mais que R$1.903,00 por mês e tem alíquotas que podem chegar a 27,5% (além do INSS que pode chegar a 20%) e a impossibilidade de emitir Notas Fiscais, o que pode diminuir as possibilidades de parcerias, uma vez que muitas empresas dão preferência a influencers digitais que emitem a nota fiscal.
A conclusão é que, manter seu negócio sem abrir uma empresa é perder muitas oportunidades de parceria e perder dinheiro pagando impostos mais altos sem necessidade.
Como se tornar um Influencer Digital?
Agora que você já entendeu o mercado e como um influencer digital pode ganhar dinheiro, queremos te dar 4 dicas que vão te ajudar a se destacar diante da sua audiência.
Autenticidade
Parece óbvio, até clichê, mas como já falamos, seu maior ativo como influencer é sua imagem. A sua proposta única de valor é a sua autenticidade.
Faça da sinceridade o princípio da sua relação com o público. Só assim você trará conteúdo exclusivo partindo de um ponto de vista único (o seu) para o seu público. Como influencer digital, você estará muito exposto e qualquer deslize pode resultar num “cancelamento” por parte da sua audiência.
Explore as habilidades que você já tem
Um erro comum é querer entrar em toda “buzzword”, ou seja, em toda tendência do momento. Isso é ruim porque nem sempre você tem domínio do assunto e vai ter uma comunicação mais fraca com sua audiência.
Foque nas habilidades que você já tem, naquele assunto que você já tem certo domínio, identifique para quem você pode falar sobre isso e só depois comece a produzir conteúdo. Assim você terá mais chance de se destacar no seu nicho.
Escolha bem seus canais de comunicação
Se você fosse uma pessoa que cozinha muito bem e quer se posicionar como influencer digital nesse nicho, em que formato de conteúdo você iria focar: texto ou vídeo?
Com certeza, vídeos de receitas e fotos dos pratos trariam mais resultado que apenas textos, certo?
Então escolha bem o canal que você vai utilizar, de acordo com seu conteúdo, público e estratégia.
Procure marcas locais pra começar
Claro que todos querem chegar às grandes marcas, mas as marcas menores, que estão mais próximas de você, podem ser uma grande escola. Será que se uma grande marca te procurasse hoje, você teria estrutura e capacidade para atendê-la?
Comece com o que está mais próximo de você, aprenda a negociar, os processos do seu negócio, com o tempo seu portfólio vai crescer, seu número de seguidores vai aumentar e você vai se aproximando das marcas maiores.
Qual é a hora certa de abrir a empresa?
Há alguns parágrafos acima, já citamos alguns limites que você terá sendo influenciador como pessoa física.
Quando você começa a ter diversidade nas fontes de receita como influenciador, seus ganhos começam a crescer e com isso seus impostos também vão ficando mais altos e você precisa de um melhor controle financeiro do seu negócio, é o momento de se profissionalizar.
Assim você consegue emitir notas fiscais, o que já abre novas possibilidades para seu negócio e o torna profissional de verdade, e consegue pagar bem menos impostos, saindo de uma alíquota que pode chegar a 27,5% para um faturamento mensal acima de R$4.664,68 e passando a ser tributado inicialmente em 6% para um faturamento mensal de até R$15 mil. Muito mais vantajoso, não?
Contabilidade para Influencers Digitais
Na hora de crescer seu negócio e abrir sua empresa, você vai precisar de uma ajuda especializada. Para cada negócio, existem particularidades e por isso é necessário um planejamento para definir o tipo de empresa e qual a melhor tributação.
Aqui na Acountech nossos clientes contam com um time de especialistas em negócios digitais e em toda a legislação para essa modalidade de negócios e ainda podem utilizar, sem pagar nada por isso, nossa sede virtual como endereço fiscal de suas empresas. Esta é mais uma forma de darmos suporte ao seu negócio digital.
Atuamos desde a abertura à regularização da empresa e prestamos um serviço consultivo, deixando o cliente tranquilo em relação à parte burocrática do negócio.
Nós somos uma empresa de contabilidade digital, especialistas em negócios digitais como o seu. Por isso conseguimos entender claramente o que o seu negócio precisa para estar 100% regularizado com o fisco.
Agora que você já entendeu como é vantajoso abrir sua empresa, se você está nesse momento em seu negócio, nós podemos te ajudar.